Os mercados acionários do Reino Unido e da França subiram em negociações fracas, levando o benchmark europeu a encerrar 2024 com ganhos modestos.
O índice FTSE 100 do Reino Unido e o índice CAC 40 da França subiram 0,3% às 10h18, horário de Londres. Os volumes de negociação foram cerca de 63% menores do que a média de 30 dias a essa hora do dia para o FTSE 100, e cerca de 80% menores para o CAC 40, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. As bolsas da Alemanha, Itália, Dinamarca, Suíça e Finlândia ficaram fechadas durante o dia.
Entre os destaques individuais, a Wizz Air Holdings Plc subiu depois que a operadora aérea disse que espera voltar a crescer em todo o ano de 2026. As ações da Galp Energia SGPS caíram depois que a empresa de energia deu uma atualização sobre seu poço na Namíbia.
As ações europeias ganharam apenas 5,6% em 2024, bem abaixo da média de 16% que o índice alcançou em todos os anos positivos desde seu lançamento em 1998, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Em contraste, o índice S&P 500 subiu 24%, graças ao seu maior peso em ações de tecnologia de alta volatilidade.
LEIA MAIS: Prepare-se: Se você for visitar a Europa no ano que vem, vai precisar fazer o registro on-line
As preocupações com as possíveis tarifas comerciais do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, pesaram sobre as ações europeias com exposição à China, em particular. A agitação política na França e na Alemanha também prejudicou o humor este ano.
Michael Field, estrategista da Morningstar, continua otimista quanto às perspectivas para as ações europeias em 2025.
“As coisas parecem estar melhorando do ponto de vista macroeconômico e acho que as expectativas são bastante baixas”, disse Field.
Veja também
- Romênia e Bulgária entram para zona de livre viagem da União Europeia
- Europa se prepara para o fim de 5 décadas de gás russo via Ucrânia
- Preço do gás na Europa atinge máxima do ano, às vésperas de interrupção do fornecimento russo
- De olho na BYD, europeias Volkswagen, Renault e Stellantis vão focar nos carros elétricos de baixo custo
- Ações europeias recuam com temores globais sobre recessão nos EUA