Foi divulgado também o fluxo cambial da primeira semana de novembro. Segundo o Banco Central, o saldo ficou negativo em US$ 186 milhões. No acumulado do ano, o déficit é de US$ 20,194 bilhões.
O dia foi marcado ainda pela liberação do retorno dos testes da Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Os testes tinham sido suspensos na segunda-feira (9) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O mercado também
repercutiu os comentários do presidente Jair Bolsonaro no dia anterior, em alusão
ao presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden e eventuais barreiras
comerciais ao Brasil por causa a questão ambiental. “Como é que nós podemos
fazer frente a tudo isso? Apenas a diplomacia não dá. Quando acaba a saliva,
tem que ter pólvora”, disse Bolsonaro.
Nesta quarta, o vice-presidente Hamilton Mourão minimizou as declarações: “Acho que não causa nada, isso aí tudo é figura de retórica”. No entanto, a relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos segue entre as preocupações do mercado.
Ainda sobre as eleições dos Estados Unidos, o jornal “The New York Times” noticiou que as autoridades estaduais republicanas e democratas não encontraram provas de fraude. O presidente Donald Trump, derrotado na disputa, tem dito que vai recorrer à Justiça, mas o mercado não acredita em reviravolta do resultado eleitoral.