Provavelmente, um dos bens mais valiosos e importantes do mercado financeiro é a informação. Entretanto, mesmo com a enorme quantidade disponível, ela não está acessível de forma igual para todos.
A ideia de compradores e vendedores com pleno acesso a todos os fatos relevantes do mercado nem sempre se verifica na prática, pois nem tudo é conhecido pelas partes.
Considere o mercado de carros usados. O vendedor sabe muito mais sobre a qualidade do veículo e o seu real estado do que o comprador. Isso possibilita que um carro com histórico de batidas e problemas mecânicos seja vendido acima do seu preço “justo”. Esse exemplo ilustra o fato de que os mercados nem sempre são eficientes e têm imperfeições que tornam os resultados bons para uns e ruins para outros.
Isso pode se caracterizar como uma falha de mercado, em que há uma alocação ineficiente dos recursos, levando a resultados que não seriam os melhores para todos os envolvidos. Em economia, uma das principais falhas que pode haver nos mercados é a assimetria de informação.
Podemos defini-la como qualquer transação em que uma das partes tem mais conhecimento, como dados e informações, do que a outra. Aquele que detém mais conhecimento se beneficia, pois toma decisões com melhor embasamento e consegue maiores ganhos.
A falha pode ser proveniente da privação de informação ou mesmo pela falta de transparência necessária à negociação. No mercado financeiro, principalmente na bolsa, esse fenômeno pode ocorrer sempre que um lado tem mais informação sobre o passado, presente ou futuro de um ativo.
Apesar de não ser medida de forma direta, normalmente utiliza-se a volatilidade do preço das ações e os volumes anormais de oferta de compra ou venda para identificar uma assimetria de informação.
Momentos de forte oscilação ou volumes de negociações que fogem à normalidade podem esconder fatos relevantes que uma parte do mercado não teve acesso.
Como podemos lidar com essas assimetrias?
Uma das formas de prevenir as assimetrias do mercado é através de mecanismos de reputação. No caso de empresas com histórico de transparência, com fundamentos sólidos e com uma boa governança, sabemos que a chance de haver um diferencial de informação é muito baixo.
No mercado financeiro, a publicação dos balanços financeiros das empresas na bolsa é obrigatória. Isso também proporciona um maior nivelamento sobre a situação das companhias para os investidores e reduz a assimetria.
Por fim, mais importante do que termos acesso à informação é saber filtrá-la e interpretá-la.
Para value investors a assimetria de informação é justamente o que possibilita ganhos de longo prazo. Temos que estar a todo momento olhando para dados que o resto do mercado não vê, pois nem todo fato de uma empresa está expresso no valor de um ativo.
Saber aproveitar o preço descontado entre o valuation de um ativo sólido – após uma boa análise, tornando-se o lado mais bem informado – e o seu valor de mercado proporciona oportunidades de investimentos baratos e com alto potencial de crescimento.
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