Começou a valer nesta quarta-feira (30) o Open Finance, em substituição ao Open Banking, que permitirá a troca de informações de clientes entre todas as instituições financeiras habilitadas.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na semana passada a resolução que lançou oficialmente o projeto Open Finance como forma de ampliar a abrangência dos dados que podem ser compartilhados pelos bancos.
Enquanto o Open Banking era restrito a dados e serviços relacionados a produtos bancários tradicionais, a nova modalidade oferece o compartilhamento de informações sobre outros serviços financeiros, como credenciamento, câmbio, investimentos, seguro e previdência.
O que é Open Finance?
É um conjunto de práticas e tecnologias que permitem o compartilhamento das informações de um cliente entre instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (BC). Até então, o sistema bancário tradicional restringe as informações do cliente à instituição financeira à qual ele é vinculado. Na prática, é como se os dados dessa pessoa fossem do banco, e não dela própria. Esse modelo dificulta a oferta de serviços mais baratos e personalizados porque apenas uma instituição conhece o perfil e as necessidades do cliente.