O governo anunciou nesta quinta-feira (20) um pacote com 13 medidas para estimular o crédito e participações público-privadas (PPPs). O objetivo é facilitar o acesso e reduzir as taxas de juros no mercado de crédito.
Segundo documento divulgado pelo Ministério da Fazenda, as medidas devem resultar na ampliação do acesso a crédito de forma sustentável, reduzindo custos operacionais, inadimplência e taxas de juros do crédito final aos consumidor. O plano é dividido em três eixos: mercado de crédito bancário, mercado de capitais e mercado de seguros.
Quais impactos das medidas? Como elas mexem com setores da bolsa de valores e quais ações podem se destacar positivamente?
Entre outros destaques do dia estão o balanço do primeiro trimestre de 2023 da Usiminas (USIM5); a aquisição de subsidiária da Ultrapar (UGPA3) e o bloqueio de R$ 1,1 bilhão da Braskem (BRKM5) pela Justiça.
O BLTM também apresenta os números do fechamento do mercado, com cotação do dólar, bitcoin e Ibovespa do dia, além das ações que mais subiram e mais caíram.
A apresentação é da jornalista Fabiana Ortega, e os comentários Danielle Lopes, sócia e analista de ações da Nord Research.
Veja também
- Governo propõe gatilho que eleva tributo sobre lucro de empresas para compensar desoneração
- O velho manual de Lula falha em conquistar o agro
- ‘Cumpra o arcabouço fiscal’, diz Lula a Haddad, autorizando cortes de gastos
- Lula pressiona ministros por soluções para renúncias fiscais
- Governo abre renegociação de dívidas para pequenas empresas