As mudanças entrarão em vigor a partir de outubro nos Estados Unidos, Reino Unido e França, afirmou a empresa nesta quarta-feira (18). Os serviços de BNPL do PayPal na Alemanha e na Austrália já não cobram essas taxas.
A empresa, que começou a oferecer o serviço BNPL no ano passado, espera que a mudança ajude a tornar seus produtos mais acessíveis e atrativos aos consumidores.
“Sentimos que as multas por atraso estavam prejudicando a experiência do consumidor“, disse o vice-presidente de Produtos Globais Pague Depois da PayPal, Greg Lisiewski, em uma entrevista.
As mudanças chegam no momento em que reguladores ao redor do mundo olham mais perto o setor BNPL, sob rápido crescimento, em uma tentativa de garantir que consumidores não assumam mais dívidas do que podem aguentar.
“Devido ao crescimento alto e à aceleração deste espaço durante a pandemia, reguladores em todo lugar estão prestando atenção”, disse Lisiewski.
“Achamos que é apropriado, e achamos que as taxas por atraso serão, e estão sendo, parte dessa discussão, e achamos que ser o mais simpático possível com o consumidor nos coloca em uma posição melhor com os reguladores.”
Questionado se abandonar as multas por atraso representaria um risco de encorajar mais clientes a deixar de pagar seus empréstimos, ele disse que não esperava ver esse tipo de situação. O PayPal não divulga as taxas padrão em compras pelo BNPL.
Os serviços BNPL, que permitem que consumidores parcelem as suas compras, cresceram durante a pandemia, com muitas pessoas recorrendo ao comércio online.
O crescimento explosivo do setor levou a uma competição maior.
No começo deste mês, a Square, empresa de pagamentos liderada pelo CEO do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que estava comprando a empresa de BNPL australiana Afterpay Ltd.
Os modelos de BNPL variam. Alguns fornecedores retiram a maioria dos lucros coletando taxas dos comerciantes nos pontos de venda e outros cobram juros e taxas por atraso dos consumidores.
As multas do PayPal variam com base em regulamentações de cada país e Estado dos EUA. Desde que lançou o serviço, a empresa processou mais de US$ 3,5 bilhões em pagamentos totais por meio de produtos BNPL, disse o PayPal. Mais de 7 milhões de consumidores já usaram os produtos, acrescenta.
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