Siga nossas redes

Finanças

Petrobras dispara após Bolsonaro afirmar que privatização ‘entrou no radar’

Aumento no preço do combustível também contribui para o avanço das ações na B3 nesta segunda-feira.

Abastecimento de combustível em posto
Abastecimento de combustível no posto REUTERS/Marcelo Teixeira

As ações da Petrobras (PETR3PETR4) decolaram na tarde desta segunda-feira (25). Os papéis preferenciais fecharam em alta de 6,84%, negociados a R$ 29,04, liderando as altas do Ibovespa.

Além do avanço no preço dos combustíveis anunciado pela estatal – de 9,15% para o diesel e de 7,05% para a gasolina – que também contribuiu para a alta dos papéis, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda, em entrevista à rádio Caçula FM, de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, que a privatização da Petrobras “entrou no radar” do governo.

“Eu não tenho problema nenhum em receber críticas, agora eu peço, por favor, criticar com razão. Quando se fala em privatizar a Petrobras, isso entrou no nosso radar, mas privatizar qualquer empresa não é como alguns pensam, pegar a empresa e botar na prateleira e amanhã, quem der mais leva embora, é uma complicação enorme, ainda mais quando se fala em combustível”, disse Bolsonaro, segundo informações publicadas no portal da rádio.

Projeto de lei

Segundo informações da Reuters, o governo federal estuda enviar um projeto de lei ao Congresso que visa a venda de ações e a privatização da Petrobras, de acordo com o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE).

O assunto foi revelado inicialmente pela CNN Brasil.. A intenção, citada pela emissora, era que o governo vendesse ações por projeto que passaria por maioria simples no Legislativo, o que poderia mudar a estrutura societária da estatal.

Entretanto, segundo Bezerra, ainda não está certo que a proposta seguirá para o Congresso ainda neste ano. “Não tem decisão tomada. Existem estudos a respeito”, disse ele à Reuters.

“Primeiro precisamos avançar com os Correios (privatização). Se lograrmos êxito como espero, aí acho que ótima para entrar na pauta de prioridades (a venda de ações da Petrobras)”, acrescentou.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.