Siga nossas redes

Finanças

Por que a ação do Zoom vai na contramão do índice Nasdaq

Empresa de comunicação virtual viu seus papéis subirem quase 100% entre 31 de janeiro e 16 de abril, na esteira da pandemia da Covid-19.

Nasdaq

O coronavírus está devastando a economia mundial. E isso se reflete nas bolsas de valores, que despencaram principalmente a partir do fim de fevereiro, quando ficou claro que a doença se espalhava pelo mundo.

QUER SABER MAIS? Visite o Por quê? – Economês em bom português


A pandemia, entretanto, não afeta todas as empresas e indústrias da mesma forma. O setor de serviços deve sofrer bastante, em função das restrições a aglomerações. As indústrias de transporte e turismo também passarão por maus bocados.


No entanto, o coronavírus fez com que nossas interações sociais e profissionais passassem a acontecer, em grande parte, de maneira virtual. E quem produz software que facilita esse tipo de comunicação certamente se deu bem. 


Veja o caso da companhia Zoom Video, cujo aplicativo vem sendo largamente utilizado por empresas, escolas e famílias. Eu mesmo estou usando o Zoom para dar aula em uma universidade americana e para participar de bancas de alunos no Brasil.


Meu filho está na pré-escola e tem encontros com sua professora também pelo Zoom. E o que aconteceu com a ação da empresa? Desde o dia 31 de janeiro até o dia 16 de abril, ela teve uma valorização de 96%. Isso mesmo em face de notícias ruins para a companhia, indicando que o software tem sérios problemas de segurança.   

zoom nasdaq

Essa valorização fica ainda mais evidente quando comparamos seu desempenho com o do índice da Nasdaq, bolsa de empresas de tecnologia dos Estados Unidos, em que as ações da Zoom Video são transacionadas. Como na imensa maioria das bolsas no mundo, a Nasdaq sofreu bastante nesse período conturbado. Os valores das duas séries estão normalizados em 100 no dia 31 de janeiro.

Correlação negativa

Outro fato interessante é que Nasdaq e Zoom Video apresentam correlação negativa.
O coeficiente de correlação, que mede o grau de associação linear entre duas séries no gráfico, é igual a -0,68 (mais sobre esse conceito estatístico aqui). Isso indica que, quando a Nasdaq sobe, o preço da ação da Zoom Video tende a cair. E quando a Nasdaq desce, a Zoom Video tende a se valorizar.


Faz sentido. Nos tempos do coronavírus, notícias boas para a economia (que puxam a Bolsa toda para cima) estão associadas a uma perspectiva de controle da pandemia e consequente afrouxamento das medidas de contenção e isolamento social. Só que isso diminuiria a necessidade de interagir no meio virtual – o que certamente não é uma boa notícia para a Zoom Video.


Mesmo depois de tirarmos o efeito da tendência nas duas séries do gráfico, a correlação permanece negativa, ainda que mais fraca. Ou seja, a ação da Zoom Video não segue nem um pouco o comportamento do índice, pelo menos nos últimos meses em que o coronavírus assola a economia mundial.

*Este artigo foi originalmente publicado no site Por quê? – Economês em bom português. Mauro Rodrigues possui PhD em economia pela University of California, Los Angeles. Suas áreas de pesquisa são Economia Internacional, Macroeconomia, Crescimento e Desenvolvimento Econômico e Economia Política.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.