Siga nossas redes

Finanças

Quase metade dos brasileiros ricos não investe, diz pesquisa do C6 Bank e Ipec

Entre as classes A e B, número de pessoas com mais de 60 anos que não têm aplicação financeira é ainda maior.

CDI, Mão com símbolo de Cifrão representando o dinheiro

Uma pesquisa da Ipec encomendada pelo C6 Bank revelou que 49% dos brasileiros das classes A e B não têm atualmente nenhum tipo de investimento.

A pesquisa ouviu 1.000 pessoas com acesso à internet nesse estrato de renda. O hábito de poupar é menos frequente entre os idosos. Entre as pessoas das classes A e B com mais de 60 anos, 59% dizem não possuir nenhum tipo de aplicação financeira.

A pesquisa também mostrou a aceitação dos brasileiros mais ricos por produtos e serviços financeiros digitais. A maioria (51%) dos brasileiros das classes AB diz possuir investimento em bancos ou plataformas digitais. O percentual chega a 59% na faixa etária de 35 a 44 anos.

Entre os entrevistados na faixa de renda mais alta, 64% se sentem confortáveis em receber assessoria sobre investimentos de forma digital.

Segundo a pesquisa, a maior parte do público de alta renda concentra investimentos nos novos concorrentes – 56% dos entrevistados da classe A e B dizem manter a maior parte dos recursos em um banco ou instituição sem agência física.

O percentual de brasileiros da classe A com investimento no exterior chega a 18%, patamar bem elevado se considerar que até bem pouco tempo atrás era muito complicado ter acesso a aplicações fora do país. Entre as pessoas pertencentes à classe B, essa fatia é de 12%.

Outra conclusão é que 86% dos entrevistados no estrato de renda mais rico da população e que possui algum tipo de aplicação financeira aumentou o total investido nos últimos 12 meses. Entre eles, 66% fizeram novos aportes em produtos que eles já possuíam e 33% aplicaram recursos em novas opções de investimento.

A pesquisa C6 Bank/Ipec foi realizada entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.