Siga nossas redes

Finanças

Retorno anual de fundos de previdência e dividendos perde da inflação e CDI

Levantamento da L4 Capital compara retorno anual médio desde 1996.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 1 minuto

Os fundos de previdência e de dividendos tiveram retorno médio anual abaixo da inflação nos últimos 27 anos. Enquanto isso, os fundos de ações tiveram rentabilidade superior ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mesmo período, mas abaixo do Ibovespa e do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). 

É o que mostra um levantamento feito pela L4 Capital com os fundos de investimento desde 1996. Considerando somente aqueles ainda existentes, os fundos de previdência tiveram retorno anual médio de 1,42% e os de dividendos, de 5,83%. Os fundos de ações livres (FIA) registraram rentabilidade anual média de 6,77%. 

No mesmo período, o IPCA teve variação de 6,7% ao ano, em média. Já o retorno anual do CDI foi de 14%, enquanto o Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores brasileira, teve a maior rentabilidade, com mais de 18%.

Felipe Pontes, sócio da L4 Capital, aponta que o resultado dos fundos analisados é “muito baixo”. “Porque temos muitos fundos ruins que cobram taxas muito altas para o desempenho que eles entregam”, afirma.

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.