Siga nossas redes

Finanças

Rússia dará mais dinheiro aos bancos para caixas eletrônicos

Medida visa manter a estabilidade do sistema bancário após a invasão na Ucrânia.

banco central da rússia
Pedestres caminham em frente ao banco central da Rússia, em Moscou 11/02/2019 REUTERS/Maxim Shemetov

O banco central russo disse nesta sexta-feira (25) que está aumentando o volume de dinheiro que fornece aos bancos para reabastecer os caixas eletrônicos, na mais recente medida adotada em esforço para manter a estabilidade financeira depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia.

A demanda por dinheiro na Rússia na quinta-feira foi de 111,3 bilhões de rublos (1,34 bilhão de dólares), a mais alta desde março de 2020, mostraram dados do banco central.

Os clientes de alguns bancos russos sob sanção do Ocidente não poderão mais usar seus cartões no exterior ou com sistemas de pagamento de Apple e Google, disse o banco central mais cedo.

Saques na Ucrânia

Na quinta-feira (24), o banco central da Ucrânia suspendeu saques em moeda estrangeira e limitou a quantidade de moeda local que as pessoas podem retirar de caixas eletrônicos nesta quinta-feira, depois que a invasão da Rússia derrubou ativos.

As medidas ocorreram no momento em que pessoas faziam fila para tentar obter dinheiro, água e comida em Kiev e outras cidades após o ataque da Rússia à Ucrânia por terra, ar e mar, o maior ataque de um Estado a outro na Europa desde Segunda Guerra Mundial.

Alguns títulos soberanos em dólar da Ucrânia caíram mais de 30 centavos de dólar, com muitos sendo negociados abaixo de 40 centavos, enquanto o banco central disse que fixou a taxa de câmbio oficial da hryvnia.

A hryvnia, que sofreu quedas de quase dois dígitos desde o início do ano, caiu quase 3% na quarta-feira, sendo negociada a 29,79 em relação ao dólar, seu valor mais fraco desde o início de 2015.

Ativos em outros países que faziam parte da União Soviética, de Belarus à Ucrânia e a própria Rússia, sofreram grandes vendas.

Em um movimento para evitar a estabilidade do setor bancário, o banco central também proibiu transações cambiais transfronteiriças e saques em dinheiro de moeda estrangeira, e suspendeu as compras em moeda estrangeira no mercado interbancário, mantendo intocadas vendas não-hryvnia.

O presidente do banco central, Kyrylo Shevchenko, disse que o banco limitou os saques diários na moeda local a 100.000 hryvnias (3.356,67 dólares) e suspendeu a recarga de carteiras eletrônicas.

O banco central afirmou que outras transações não monetárias não estão limitadas e os bancos podem obter empréstimos de refinanciamento de até um ano sem limite de valor.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.