Siga nossas redes

Finanças

S&P corta ratings de vários bancos dos EUA

A agência de classificação de risco S&P Global segue movimento semelhante da rival Moody’s, alertando que os riscos de financiamento e a lucratividade mais fraca provavelmente testarão o setor.

A agência de classificação de risco S&P Global cortou as notas de crédito e revisou a perspectiva de vários bancos dos Estados Unidos, seguindo um movimento semelhante da rival Moody’s, alertando que os riscos de financiamento e a lucratividade mais fraca provavelmente testarão o setor.

A S&P reduziu os ratings do Associated Banc-Corp e do Valley National Bancorp com base nos riscos de financiamento e em uma maior dependência de depósitos intermediados. A agência também cortou nota do UMB Financial Corp, do Comerica Bank e do Keycorp, citando grandes saídas de depósitos e taxas de juros mais altas.

A taxa de juros em patamares elevados nos EUA está pesando sobre o financiamento e a liquidez de muitos bancos do país, disse a S&P, acrescentando que os depósitos mantidos pelos bancos segurados pelo FDIC, agência dos EUA garantidora de depósitos, continuarão a diminuir enquanto o Federal Reserve promover o chamado “aperto quantitativo”.

Placa em frente à Bolsa de Valores de Nova York sinaliza Wall Street REUTERS/Mike Segar

A agência também rebaixou a perspectiva do S&T Bank e do River City Bank de estável para negativa, devido à alta exposição a imóveis comerciais (CRE), entre outros fatores.

No início deste mês, a Moody’s cortou as classificações de 10 bancos em um nível e colocou seis gigantes do setor bancário, incluindo Bank of New York Mellon, US Bancorp, State Street e o Truist Financial em revisão para possíveis rebaixamentos.

Os colapsos do Silicon Valley Bank e do Signature Bank no início deste ano provocaram uma crise de confiança no setor bancário dos EUA, levando a uma corrida aos depósitos em vários bancos regionais, apesar das autoridades terem lançado medidas de emergência para reforçar a confiança.

  • Confira a cotação BBAS3 em tempo real

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.