Siga nossas redes

Flash

Após Gamestop, investidores tentam inflar ações do IRB; entenda o short squeeze

Grupo de brasileiros no Telegram reunia quase 8 mil pessoas nesta manhã e ação subia quase 10%; entenda o movimento especulativo que fez as ações de uma empresa obsoleta disparar mais de 1000% em 15 dias.

Um grupo de investidores brasileiros se reuniu em um grupo do Telegram para tentar inflar as ações da resseguradora IRB (IRBR3) nesta quinta-feira (28). Eles buscam replicar o fenômeno visto com a disparada da varejista de jogos Gamestop na bolsa, que chegou a subir 1.500% em apenas 15 dias, impulsionada por um movimento conhecido como “short squeeze”.

Por volta de 13h15 desta quinta, o grupo já reunia mais de 14 mil membros e continuava crescendo, enquanto os papéis da companhia avançavam 14,90% na B3, negociados em R$ 7,48. O administrador do grupo, identificado como Rubinho, chegou a parabenizar os participantes e escreveu que o objetivo da iniciativa é “continuar divulgando e fazer história na B3”.

MAIS: GameStop: como um fórum de internet derrubou a previsão de analistas

O grupo formado por pessoas físicas tenta replicar o movimento especulativo do fórum de discussões Reddit, que incentivou os investidores a comprar as ações da Gamestop e inflou o ativo. O objetivo era provocar uma alta dos papéis, sabendo que grandes investidores, como hedge funds, haviam apostado na queda das ações, já que a Gamestop é considerada uma empresa obsoleta em seu segmento, tendo sido comparada até com a antiga rede de locadoras Blockbuster.

Diante da alta inesperada da Gamestop, os “vendidos” se viram obrigados a desmontar suas posições. Isso fez com que os papéis subissem ainda mais. Isso acontece porque, quando o preço disparou, quem havia alugado as ações tentou pedir elas de volta e quem montou posições vendidas (short) se viu obrigado a recomprar por um preço muito maior, gerando uma pressão de alta ainda maior na ação. Daí a origem do nome “squeeze” (do inglês esmagar), na qual os “vendidos” ficaram encurralados e amargaram um forte prejuízo.

O economista do Itaú, Pedro Renault, comentou nesta manhã, em Morning Call, que o assunto colocou a discussão sobre bolhas financeiras no centro das atenções, além da necessidade de regular o mercado financeiro. “É cedo para estes riscos causarem um impacto negativo maior, mas o assunto deve ganhar mais destaque e pode inclusive prejudicar as conversas sobre novos estímulos que os Estados Unidos pretendem fazer”, apontaram.

TRECHOS DO PROGRAMA

ENTENDA O SHORT SQUEEZE, MOVIMENTO QUE INFLOU AS AÇÕES DA GAMESTOP

INVESTIDORES TENTAM IMPULSIONAR AÇÕES DO IRB (IRBR3) APÓS GAMESTOP

DESEMPREGO ATINGE 14 MILHÕES DE PESSOAS EM NOVEMBRO

PIB DOS EUA CRESCE 4% NO 4º TRIMESTRE DE 2020

CAIXA SEGURIDADE RETOMA DISCUSSÕES PARA IPO

APPLE, FACEBOOK E TESLA DIVULGAM RESULTADOS DO 4º TRIMESTRE

DESTAQUES DO IN$

CAFEÍNA: AMBEV: COMO A MAIOR CERVEJARIA DO MUNDO PRETENDE MANTER SUA LIDERANÇA?

DARF: APRENDA A EMITIR, PAGAR E CALCULAR O IR DOS INVESTIMENTOS NA BOLSA

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.