Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: Americanas vai emitir debêntures; Reino Unido sem recessão

E mais: preços ao produtor na China caem com dificuldade da indústria de se recuperar.

1 – Economia do Reino Unido fica estagnada no 4º tri e evita por pouco a recessão

A economia do Reino Unido ficou estagnada nos últimos três meses de 2022 — o suficiente para evitar entrar em recessão por enquanto — mas enfrenta duras perspectivas para 2023 já que as famílias continuam a lutar com a inflação de dois dígitos.

Os dados mensais do Produto Interno Bruto para dezembro — um mês marcado por greves ferroviárias generalizadas e mau tempo — mostraram uma contração de 0,5%, disse o Agência para Estatísticas Nacionais, maior do que a previsão de recuo de 0,3%.

“A economia contraiu acentuadamente em dezembro, o que significa que, no geral, não houve crescimento na economia nos últimos três meses de 2022”, disse o estatístico da agência Darren Morgan.

A produção caiu 0,2% nos três meses até o final de setembro — quando muitas empresas fecharam brevemente para marcar o funeral da Rainha Elizabeth — e um segundo trimestre consecutivo de queda na produção teria atendido à definição usual de recessão da Europa.

No entanto, é provável que a pausa seja apenas temporária.

O Banco da Inglaterra previu na semana passada que o Reino Unido entraria numa recessão rasa, mas longa, começando no primeiro trimestre deste ano e durando cinco trimestres.

O padrão de vida britânico foi afetado por um aumento da inflação, que atingiu um pico de 41 anos de 11,1% em outubro, e as empresas e famílias também sentirão um impacto crescente do rápido aumento das taxas de juros pelo banco central desde dezembro de 2021.

A produção no quarto trimestre ainda estava 0,8% abaixo de seu nível pré-pandemia, em forte contraste com outras grandes economias avançadas que agora estão acima de seu tamanho pré-pandemia.

O economista do ING James Smith disse esperar que a economia britânica sofra contração de 0,3%-0,4% no primeiro trimestre deste ano, e em um valor menor no segundo trimestre.

“A recessão, ou pelo menos uma recessão técnica, continua sendo o cenário base. Mas isto parece que vai ser muito brando pelos padrões históricos, ajudado, é claro, pelo colapso dos preços do gás no atacado”, disse ele.

Ao longo de 2022 como um todo, a economia britânica cresceu 4,0% depois de um crescimento de 7,6% em 2021, em meio à recuperação do golpe histórico da pandemia de covid-19.

Placa mostra preços dos combustíveis em posto de gasolina de Londres 08/03/2022 REUTERS/Peter Nicholls

2 – Preços ao produtor na China caem com dificuldade da indústria de se recuperar

Os preços nos portões das fábricas chinesas caíram em janeiro mais do que os economistas esperavam, sugerindo que o impulso da demanda doméstica que havia elevado os preços ao consumidor após o fim da política de Covid zero ainda não é forte o suficiente.

O índice de preços ao produtor caiu 0,8% em janeiro em relação ao ano anterior, após queda de 0,7% em dezembro e ante expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,5%, embora a atividade manufatureira tenha voltado a crescer em janeiro.

O índice de preços ao consumidor subiu 2,1% em janeiro na comparação anual contra 1,8% em dezembro, mostraram dados da Agência Nacional de Estatísticas nesta sexta-feira, pouco abaixo do aumento de 2,2% previsto em pesquisa da Reuters.

Os preços ao consumidor foram impulsionados por um aumento sazonal dos gastos durante o festival de Ano Novo Lunar, com tarifas aéreas, ingressos de cinema e preços de viagem subindo 20,3%, 10,7% e 9,3% respectivamente, de acordo com os dados da agência.

Economistas preveem que o custo de vida na China aumentará durante os próximos meses, agora que a política de Covid zero foi abandonada. Observadores esperam que a China mantenha uma meta de inflação de cerca de 3% este ano, a mesma do ano passado.

A segunda maior economia do mundo continua a enfrentar obstáculos significativos, incluindo um setor imobiliário em dificuldade, enfraquecimento da demanda externa dos exportadores chineses e níveis quase recordes de desemprego juvenil.

O declínio mensal de 0,4% nos preços ao produtor foi surpreendente e parece sugerir que o setor manufatureiro ainda não estava funcionando a toda velocidade, disse Zhou Hao, economista-chefe da Guotai Junan International, em uma nota.

A queda nos preços às fábricas foi inesperada porque a atividade econômica da China retornou ao crescimento em janeiro. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial, que mede a atividade manufatureira, cruzou o limiar de 50 pontos pela primeira vez desde setembro.

3 – Americanas obtém aval para emissão de até R$2 bi em debêntures

A Americanas (AMER3) informou na quinta-feira (9) que obteve aprovação da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro para emissão de debêntures em empréstimo extraconcursal na modalidade debtor-in-possession de até R$ 2 bilhões.

A emissão tem prazo de até 24 meses. Desse total, metade ser será financiado pelos acionistas de referência da empresa por meio de emissão de debêntures não conversíveis em participação acionária. 

“Em conjunto com outras fontes de recursos que estão sendo exploradas pela companhia, incluindo a liberação de valores retidos por determinados credores, (o recurso) permitirá manter os investimentos em capital de giro e financiar obrigações como o pagamento a fornecedores, empregados e parceiros”, afirmou a Americanas, que está em recuperação judicial.

Segundo o fato relevante, o financiamento não conta com garantias e deve ter remuneração de cerca de 128% do CDI.

“Sem prejuízo ao compromisso firmado pelo acionista de referência e ao ingresso imediato dos recursos, a totalidade das debêntures que lastreiam o empréstimo serão oferecidas aos demais credores da Americanas”, acrescenta o documento.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.