Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: Argentina aumenta juros; dados da China; voos de Israel

O BC argentino elevou a taxa básica em 15 pontos porcentuais; exportações e importações da China caem em setembro, mas ritmo de contração diminui; aéreas sofrem com riscos de segurança de voos de Israel.

1- BC da Argentina aumenta taxa de juros

O Banco Central da Argentina (BCRA) elevou a taxa básica em 15 pontos porcentuais, levando o juro nominal da chamada Letra de Liquidez (Leliq) de 28 dias a 133% ao ano.

Em comunicado, a autoridade monetária destacou que elevou a taxa de juros mínima garantida em prazos fixos de pessoas fixas, com piso de 133% para depósitos de 30 dias, com o “objetivo de reforçar o incentivo à poupança em pesos”. Ainda, o BRCA destaca que os indicadores argentinos continuam a refletir uma “desaceleração no ritmo de aumento do nível geral de preços desde o pico da terceira semana de agosto”, sugerindo uma desaceleração significativa da inflação em outubro.

“O BCRA continuará monitorando a evolução do nível geral de preços, a dinâmica do mercado cambial e dos agregados monetários para fins de calibração da sua política de taxas de juros e de gestão de liquidez”, destacou, em nota.

A decisão ocorre no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) do país divulgou que o índice de preços ao consumidor da Argentina subiu 2,7% em setembro ante agosto, com avanço de 138,3% na leitura anual.

Nota de cem pesos da Argentina sobre notas de dólares 17/10/2022 REUTERS/Agustin Marcarian

2 – Companhias aéreas sofrem com riscos de segurança de voos de Israel

Companhias aéreas precisaram lidar com o risco das operações de retirada de pessoas de Israel na quinta-feira (12), com empresas como a holandesa KLM cancelando voos, enquanto a Air France montou um voo especial fretado pelo Ministério das Relações Exteriores da França. 

As companhias aéreas têm recebido alertas sobre a cobertura dos seguros, após os ataques no fim de semana contra Israel por militantes palestinos do Hamas, que geraram retaliações israelenses e preocupações cada vez maiores entre algumas companhias aéreas e seguradoras sobre a segurança do espaço aéreo perto do aeroporto de Tel Aviv. 

O aeroporto Ben Gurion negou esta semana um comunicado do Hamas de que a facção palestina o havia atingido com foguetes de Gaza.

Relatos dizem que quase todos os foguetes atirados contra Tel Aviv foram interceptados pelo sistema Domo de Ferro de Israel e nenhum chegou ao aeroporto em si, localizado nos arredores da cidade. 

Mas as companhias aéreas continuam nervosas com o uso do aeroporto sem uma orientação mais forte e pelo menos uma empresa estrangeira, a Norewegian Air, disse que seus seguradores se recusaram a oferecer cobertura, forçando-a a cancelar um voo de retirada programado.

Fontes da indústria de seguros afirmam que seguradores estão dizendo às companhias aéreas que podem revisar suas políticas existentes, embora um corretor tenha dito à Reuters que não estavam cientes de qualquer cancelamento.

3 – Exportações e importações da China caem em setembro, mas ritmo de contração diminui

As exportações da China em setembro encolheram 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as importações também diminuíram 6,2%, segundo dados da alfândega divulgados nesta sexta-feira, com ambas contraindo em um ritmo mais lento e oferecendo novas evidências de que a segunda maior economia do mundo está se estabilizando.

Uma pesquisa da Reuters com economistas havia previsto uma queda de 7,6% nas exportações e uma baixa de 6% nas importações.

Porto de Xangai 13/01/2022 REUTERS/Aly Song

A economia de 18 trilhões de dólares da China mostrou sinais de melhora recentemente, graças a uma série de medidas de apoio divulgadas pelas autoridades nos últimos meses, mas o setor imobiliário atingido pela crise continua sendo um impedimento para uma recuperação sólida.

A China registrou um superávit comercial de 77,71 bilhões de dólares em setembro, em comparação com saldo positivo de 70 bilhões de dólares esperado na pesquisa e 68,36 bilhões de dólares em agosto.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.