Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: EDP reforça posição no Brasil; zona do euro e Equatorial

Mesmo depois de ter fechado capital, EDP mantém Brasil como importante rota de investimentos.

EDP reforça posição no Brasil e avalia planta de hidrogênio verde para exportar à Alemanha

A EDP vai manter o Brasil como uma importante rota para seus investimentos globais no setor de energia, mesmo depois de ter fechado capital de sua subsidiária local, e avalia novas apostas no país ligadas à transição energética, como uma planta de hidrogênio verde para exportação à Europa, disse à Reuters o CEO global da companhia portuguesa.

A elétrica realizou nesta semana o leilão de compra de ações para deslistar a EDP Brasil da B3, em uma operação que movimentou R$ 4,4 bilhões e elevou a 87,9% a fatia do grupo controlador no capital social total da subsidiária brasileira.

Segundo Miguel Stilwell, o movimento integra a estratégia de simplificar sua estrutura empresarial e acelerar o crescimento dos negócios no Brasil, onde o grupo EDP atua com duas plataformas, sua subsidiária de negócios integrados em energia (distribuição, geração e transmissão) e a EDP Renováveis, que desenvolve e opera grandes usinas renováveis.

“Investiremos cerca de 30 bilhões de reais ao longo dos próximos cinco anos, queríamos assegurar que essas duas plataformas trabalhassem o mais integradas possível…”, disse o executivo em entrevista à Reuters, reafirmando projeções recentes de investimentos no país.

“Queremos criar o máximo de valor aqui e contribuir para a transição energética do Brasil.”

Stilwell reforçou que a EDP — uma empresa que tem como principal acionista a elétrica chinesa CTG, com participação de quase 21% — não pretende abandonar nenhum segmento que atua hoje no Brasil, mercado que respondeu por um quarto de seu Ebitda no ano passado.

Mas ele admitiu que a EDP pode se desfazer de alguns ativos visando reciclar capital para reinvestir em áreas mais interessantes, como energia solar e linhas de transmissão.

Ao mesmo tempo, a companhia portuguesa já começou a explorar novas frentes no Brasil e vê condições favoráveis para deslanchar um novo projeto de produção de hidrogênio verde, combustível considerado crucial para a transição energética de setores de difícil descarbonização.

“Estamos a participar de um leilão (de hidrogênio verde) na Alemanha, que seria para ter um projeto industrial no Brasil e exportar”, contou o executivo, sem fornecer detalhes sobre capacidade produtiva e investimentos potenciais.

O empreendimento deve envolver um consórcio da EDP — que entraria como fornecedora da energia renovável necessária para fabricação do hidrogênio — com empresas especializadas em outras áreas, como química e de transporte de gases, explicou ele.

“Um país como o Brasil, que tem todos esses recursos naturais (para energia renovável), consegue produzir hidrogênio verde muito barato… Produzimos a primeira molécula de hidrogênio na América Latina perto da nossa central de Pecém”, disse Stilwell, em referência a um projeto-piloto já operacional da EDP no complexo cearense.

A Alemanha está capitaneando o primeiro leilão da Europa para compra de amônia verde, um derivado do hidrogênio renovável. A licitação se apresenta como uma oportunidade importante para projetos no Brasil, uma vez que comprará apenas combustível renovável produzido fora dos países da União Europeia.

Negócios tradicionais

A EDP também está empenhada em expandir seus negócios nos segmentos tradicionais do setor elétrico no Brasil, com destaque para a área de geração, na qual vê grande potencial para a fonte solar tanto em grandes projetos centralizados, quanto nas pequenas usinas distribuídas.

Stilwell reconheceu que o mercado está mais desafiador para lançamento de novos empreendimentos de geração de energia no momento, sobretudo por uma pressão na cadeia de fornecedores, mas disse que a EDP não tem tido problemas dessa natureza nos projetos no Brasil.

Ele também afirmou que a companhia pode se desfazer de algumas hidrelétricas que tem em sociedade com a China Three Gorges Corporation (CTG) e a Eletrobras, mas ressaltou que não há “pressa”. Outro ativo colocado à venda é a termelétrica de Pecém, movida a carvão mineral, combustível que será progressivamente abandonado pela companhia dentro de suas metas de descarbonização.

Em transmissão de energia, a companhia continuará estudando os leilões do governo e, para o certame marcado para dezembro, mira principalmente um lote de mais de 2 bilhões de reais em investimentos, disse o CEO da EDP Brasil, João Marques da Cruz, também presente na entrevista.

No segmento de distribuição, a EDP aguarda agora uma definição sobre as diretrizes finais para a renovação das concessões — a EDP Espírito Santo é a primeira de 20 concessionárias a ter seu contrato expirando nos próximos anos.

A proposta inicial do governo para a prorrogação contratual foi bem avaliada, disse Stilwell, que apontou também a importância das chamadas “contrapartidas sociais” no processo.

“O processo está bem encaminhado, está pacífico, e acreditamos que teremos um decreto presencial para outubro ou novembro sobre esse tema”, apontou Cruz, avaliando que nesse cronograma a assinatura das renovações ocorreria até o fechamento deste ano.

Consumidores fazem compras em Berlim, Alemanha 21/12/2021 REUTERS/Annegret Hilse

Zona do euro tem déficit comercial ajustado de 900 milhões de euros em maio

A zona do euro apresentou déficit em sua balança comercial de 900 milhões de euros em maio, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta sexta-feira, 14, pela Eurostat, como é conhecida a agência de estatísticas da União Europeia. Em abril, o bloco havia registrado saldo negativo bem maior, de 8 bilhões de euros, de acordo com dado revisado. Analistas consultados pela FactSet previam déficit de 5 bilhões de euros para maio.

Na comparação mensal, as exportações do bloco subiram 2,9% em maio, enquanto as importações recuaram 0,1%, também considerando-se ajustes sazonais.

No resultado sem ajustes, a zona do euro teve déficit comercial de 300 milhões de euros em maio, representando apenas uma fração do saldo negativo de igual mês de 2022, de 30,3 bilhões de euros, informou a Eurostat.

Equatorial Energia
REUTERS/Ueslei Marcelino/File Photo

Equatorial vê RAP consolidada de cerca de R$1,3 bi para ciclo 2023/2024

A Equatorial Energia (EQTL3F) informou nesta quinta-feira (13) que o efeito total a ser percebido pela companhia após a definição pela Aneel dos valores de Receitas Anuais Permitidas (RAP) para o novo ciclo é de -2,21%, com uma RAP consolidada de cerca de 1,31 bilhão de reais.

A RAP para as transmissoras de energia no ciclo 2023/2024 foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na terça-feira passada.

Pelos cálculos da Aneel, a RAP do sistema de transmissão resultou em um reajuste de 14,4%, do ciclo anterior para o atual, disse a autarquia na ocasião.

Entre os motivos, segundo a agência, estão o índice de reajuste previsto nos contratos de concessão; a expansão do sistema de transmissão com a entrada em operação de 23 novos contratos; e os efeitos financeiros associados.

No ciclo de 2022/2023, a RAP consolidada da Equatorial foi de cerca de 1,34 bilhão de reais.

As novas tarifas entraram em vigor em 1º de julho de 2023, retroativamente, conforme a Equatorial.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.