Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: Light vai reformular conselho; Volkswagen paralisa produção

E mais: confiança da indústria do Brasil sobe em junho com redução do pessimismo, diz FGV.

O mercado hoje volta os olhos para o discurso de Jerome Powell, chairman do Federal Reserve (FED), que deve indicar se os Estados Unidos vai subir sua taxa de juros em julho.

No entanto, agentes do mercado precificam 25% de chance de o FED não subir a taxa na próxima reunião.

Já no Brasil, os olhos estarão voltados para a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que se reúne nesta quinta-feira (28) para discutir o regime de metas da inflação.

Veja abaixo mais 3 fatos que movimentam a manhã desta terça-feira (28).

1 – Light marca para 18 de julho AGE para reformular conselho

A Light marcou para 18 de julho, às 11h, a assembleia geral extraordinária (AGE) de acionistas que irá deliberar sobre uma reformulação de seu conselho de administração, com a troca de nomes do colegiado e o aumento do número de membros.

As mudanças no conselho foram propostas na semana passada pela WNT Gestora de Recursos, que se tornou a principal acionista neste ano em meio à deterioração da situação financeira da companhia elétrica, agora em recuperação judicial.

A gestora indicou uma chapa que mantém cinco dos sete membros atuais do conselho da Light e inclui quatro novos nomes, como o de Nelson Tanure — que, segundo fontes de mercado, estaria ligado à WNT.

2 – Volkswagen paralisa produção em fábricas no Brasil devido à “estagnação do mercado”

Pátio de veículos da Volkswagen, em Taubaté (SP) 19/07/2015 REUTERS/Paulo Whitaker

A Volkswagen informou nesta terça-feira que vai paralisar a produção de carros em três fábricas no Brasil por conta da “estagnação do mercado”.

A suspensão na produção acontecerá nas fábricas de São José dos Pinhais (PR), Taubaté e São Bernardo do Campo (SP).

Segundo a companhia, a fábrica no Paraná está com um turno de produção em layoff desde 5 de junho, com duração prevista entre dois e cinco meses, e outro turno estará parado de 26 a 30 de junho, em regime de banco de horas. A unidade de São José dos Pinhais é onde se produz o T-Cross.

No interior de São Paulo, a fábrica de Taubaté, onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo, estará com os dois turnos de produção interrompidos, também de 26 a 30 de junho e em regime de banco de horas.

Na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, onde são produzidos o Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, a Volkswagen protocolou férias coletivas de dez dias para os seus dois turnos de produção a partir de 10 de julho.

A empresa acrescentou que todas as ferramentas de flexibilização estão previstas em acordo coletivo firmado entre o Sindicato e os colaboradores da Volkswagen.

3 – Confiança da indústria do Brasil sobe em junho com redução do pessimismo, diz FGV

A confiança da indústria do Brasil teve recuperação parcial em junho, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV), com redução no pessimismo dos empresários, mesmo diante da manutenção de um ambiente desafiador.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV IBRE subiu 1,1 ponto neste mês, para 94,0 pontos, depois de em maio ter perdido 1,6 ponto.

“O resultado de junho da sondagem mostra redução do pessimismo por parte dos empresários”, disse em nota Stéfano Pacini, economista da FGV IBRE.

“A melhora nos índices foi influenciada não apenas pela ligeira melhora da situação atual, mas também pelas perspectivas menos negativas em relação aos próximos meses.”

Em junho, o Índice da Situação Atual (ISA), que mede a percepção sobre o momento presente do setor industrial, avançou 0,6 ponto, a 92,4 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE), indicador do sentimento em relação aos próximos meses, ganhou 1,6 ponto, para 95,6 pontos.

No entanto, “o atual cenário desafiador para a indústria, com taxa de juros elevada e aumento do endividamento, ainda cria um ambiente de incerteza nos empresários em relação a um segundo semestre difícil, porém com alguma melhora na demanda”, disse Pacini.

A taxa Selic está atualmente em 13,75% ao ano, nível elevado que tende a esfriar a atividade econômica, mas o Banco Central sugeriu na ata de sua última reunião de política monetária que pode iniciar um ciclo de afrouxamento já em agosto.

Com informações da Reuters

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.