Siga nossas redes

Geral

5 fatos para hoje: mortos por Covid, pacote de alívio dos EUA e Cade barra iFood

Câmara americana deu aval a um projeto de lei do presidente Joe Biden de U$ 1,9 trilhão em alívio aos efeitos da Covid-19.

Biden

Cade proíbe iFood de celebrar novos contratos de exclusividade com restaurantes

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) proibiu nesta quarta-feira 10) que o iFood firme novos contratos de exclusividade com restaurantes. Em medida preventiva, o Cade determinou ainda que o iFood não poderá alterar contratos já celebrados para incluir cláusulas de exclusividade até a conclusão da investigação, aberta no ano passado após denúncia do Rappi.

Na denúncia, apresentada em setembro do ano passado, a Rappi alegou que a iFood estava usando sua posição dominante no mercado de pedidos on-line para restringir a concorrência, por meio da “celebração massiva” de contratos de exclusividade com restaurantes parceiros.

De acordo com o Cade, a superintendência entendeu que o iFood tem elevada participação de mercado no setor de plataformas digitais de delivery, e que será necessária uma análise aprofundada sobre o setor ao longo da investigação.

Vale aprova lista de candidatos ao Conselho de Administração para 2021 a 2023

A mineradora Vale aprovou a lista de candidatos para a composição do Conselho de Administração durante o mandato de 2021 a 2023, informou a companhia em comunicado nesta quarta-feira.

Os nomes serão submetidos à assembleia geral da empresa, marcada para 30 de abril, quando serão eleitos 13 membros efetivos e um suplente. Dentre eles, um efetivo e seu suplente serão eleitos em votação separada, pelo conjunto dos empregados da companhia, ressaltou a nota.

Os indicados como membros independentes são: Clinton James Dines, Elaine Dorward-King, José Luciano Duarte Penido, Maria Fernanda dos Santos Teixeira, Murilo César Lemos dos Santos Passos, Manuel Lino Silva de Sousa Oliveira (Ollie Oliveira), Roger Allan Downey e Sandra Maria Guerra de Azevedo.

Como membros não independentes os candidatos são Eduardo de Oliveira Rodrigues Filho, Fernando Jorge Buso Gomes, José Mauricio Pereira Coelho e Ken Yasuhara.

A Vale ainda informou que o executivo José Luciano Duarte Penido foi indicado para o cargo de presidente do Conselho, enquanto Fernando Jorge Buso Gomes concorre à vice-presidência.

Recorde de mortes por Covid-19

O Brasil superou nesta quarta-feira (10) o patamar de 2 mil mortes em um único dia em decorrência da Covid-19 pela primeira vez desde o início da pandemia, com o registro de 2.286 novos óbitos, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 270.656, segundo o Ministério da Saúde.

O número supera o recorde de mortes para um só dia que havia sido estabelecido na véspera, quando o Brasil contabilizou 1.972 óbitos por Covid-19.

Além disso, também foram reportados 79.876 novos casos de coronavírus no país, com o total de infecções confirmadas atingindo 11.202.305, de acordo com os números da pasta.

Pacote de alívio de US$1,9 tri é aprovado na Câmara dos EUA

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos concedeu aprovação final nesta quarta-feira a um dos maiores pacotes de estímulo econômico na história norte-americana, dando aval a um projeto de lei de U$ 1,9 trilhão em alívio aos efeitos da Covid-19, o que confere a Joe Biden sua primeira grande vitória como presidente.

A medida disponibiliza U$ 400 bilhões para pagamentos diretos no valor de U$ 1,4 mil à maioria dos norte-americanos, U$ 350 bilhões em ajuda a governos estaduais e locais, expansão do crédito tributário infantil e aumento do financiamento para distribuição de vacinas.

A aprovação na Câmara, controlada pelos democratas, veio sem qualquer apoio republicano após semanas de debates partidários e disputas no Congresso. Os democratas descreveram o projeto como uma resposta fundamental a uma pandemia que matou mais de 528 mil pessoas e retirou milhões de seus postos de trabalho. Biden planeja sancionar o projeto na sexta-feira, informou a Casa Branca.

Eneva tem lucro recorde de R$686,5 mi no 4º tri

A Eneva registrou lucro líquido recorde de 686,5 milhões de reais no quarto trimestre, alta de 87,9% em relação ao mesmo período de 2019, com maior demanda por suas térmicas e maiores preços de venda de energia, disse à Reuters o diretor de Finanças, Marcelo Habibe, sobre balanço financeiro divulgado na noite de quarta-feira.

O Brasil registrou maior crescimento de consumo de energia entre outubro e dezembro, comparado com o mesmo período de 2019, surpreendendo projeções oficiais, segundo o executivo.

Por outro lado, a hidrologia abaixo do esperado no fim do terceiro trimestre prejudicou o nível de armazenamento dos reservatórios, demandando um maior número de térmicas. O efeito combinado levou a uma alta dos preços de energia.

*Com Reuters e Estadão Conteúdo

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.