Siga nossas redes

Geral

5 fatos para hoje: novo ministro da Saúde, vacinas e comando das estatais

Bolsonaro troca Pazuello por cardiologista Marcelo Queiroga no comando do Ministério da Saúde.

vacina

1 – Bolsonaro anuncia novo ministro da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro confirmou na noite desta segunda-feira (15) a escolha do médico cardiologista Marcelo Queiroga para assumir o Ministério da Saúde no lugar do general Eduardo Pazuello, a terceira troca de cargo em menos de um ano no posto e que ocorre no pior momento da pandemia de coronavírus do país.

Bolsonaro anunciou o nome de Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ao final de um dia em que outra sondada, a médica Ludhmila Hajjar, disse ter rejeitado assumir o cargo. No meio da tarde, Pazuello deu uma entrevista em que admitia que iria deixar o cargo, mas fez questão de dizer que não iria pedir demissão, destacou que não está doente,  que não pediu para sair e que isso não é da característica dele.

Em entrevista no domingo ao jornal Folha de S.Paulo, Queiroga defendeu a agilidade na vacinação no país e se mostrou contra o uso da cloroquina no tratamento ao Covid-19, o medicamento, defendido pelo presidente, dizendo que ele não tem eficácia comprovada.

2 – Eletrobras terá presidente interina

A Eletrobras informou nesta segunda-feira (16) que a diretora financeira e de Relações com Investidores da companhia, Elvira Cavalcanti Presta, ocupará a presidência da estatal de forma interina a partir de terça-feira, quando ocorre a saída do atual CEO, Wilson Ferreira Junior.

Segundo fato relevante, o conselho de administração da companhia designou Presta para acumular os cargos até que seja concluído o processo de sucessão, um novo presidente seja eleito e haja posse efetiva no cargo.

A saída de Ferreira da Eletrobras havia sido comunicada no final de janeiro. Ele assumirá o comando da BR Distribuidora.

3 – Butantan entrega 3,3 milhões de doses da CoronaVac

O Instituto Butantan entregou nesta segunda-feira (15) um novo lote de 3,3 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac, ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Com a entrega desta segunda, o total de doses entregues pelo Butantan para a campanha de vacinação contra a Covid-19, doença que já matou mais de 277 mil pessoas no Brasil, chega a 20,6 milhões de doses, informou o instituto ligado ao governo do Estado de São Paulo e que está envasando a CoronaVac em suas instalações após receber o insumo farmacêutico ativo (IFA) importado da China.

A previsão é de que um novo lote de vacina seja enviado ao ministério ainda nesta semana, disse o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que acompanhou a entrega nesta segunda.

4 – Petrobras: Comitê de Pessoas se reúne hoje para analisar nome de general

O Comitê de Pessoas da Petrobras se reúne nesta terça-feira (16), e entre os itens constantes na agenda, está a análise da indicação de Joaquim Silva e Luna para a presidência da estatal.

Em comunicado, a estatal afirma que o Comitê pode ou não se manifestar sobre a indicação ainda hoje.

5 – Biden diz que governo enviará 100 milhões de cheques nos próximos dias

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta segunda-feira (15), que o governo americano enviará 100 milhões de cheques do pacote fiscal nos próximos dez dias. A legislação, aprovada no Congresso e assinada pelo chefe da Casa Branca na semana passada, prevê pagamentos diretos de US$ 1,4 mil para indivíduos que ganham até US$ 75 mil por ano. 

“O Plano de Resgate Americano já está fazendo o que foi projetado para fazer: a diferença na vida cotidiana das pessoas”, declarou o democrata durante um discurso sobre a implementação dos estímulos trilionários.

Biden voltou a dizer que o pacote fiscal tem foco em “reconstruir a espinha dorsal do país” e que o governo pode levar a economia americana “de volta aos trilhos” ao fornecer apoio a pequenas empresas. O democrata também afirmou que os EUA alcançarão a marca de 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas nos próximos dez dias.

*Com Reuters e Estadão Conteúdo

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.