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Ação da Petz vira e sobe após balanço; veja 5 pontos que agradaram o mercado

Ações da empresa terminaram o pregão em alta, mas chegaram a registrar queda perto de 4% no dia.

Petz
Rede Petz tem 110 lojas no Brasil — Foto: Divulgação/Petz

As ações da Petz (PETZ3), rede de varejo voltada a produtos para animais de estimação, terminaram o pregão desta quinta-feira (17) em alta de 0,73%, negociadas R$ 18. Na mínima do dia, porém, os papéis chegaram a cair 3,90%, mas acabaram invertendo o percurso em meio à repercussão da divulgação do balanço do quarto trimestre acima das previsões do mercado.

A empresa registrou lucro líquido de R$ 31,9 milhões no quarto trimestre do ano passado, avanço de 16,2% ante o mesmo intervalo de 2020, devido às fortes vendas e alavancagem operacional. O número veio 16% acima das previsões do Bank of America (BofA) e do BTG Pactual, por exemplo.

Os analistas do BofA escreveram que as tendências “seculares” em termos de adoção de animais de estimação, humanização, consolidação da indústria, digitalização, marca própria, saúde, higiene e outras oportunidades de serviços devem criar uma perspectiva de crescimento particularmente atraente para a Petz.

“Também estamos olhando para pressões inflacionárias sobre a renda discricionária para acelerar a consolidação do setor, bem como um catalisador para alternativas de alimentos de marca própria mais saudáveis, mais acessíveis e com margens mais altas, uma oportunidade essencial de crescimento para a Petz”, escreveram Robert Aguilar, Melissa Byun, Vinicius Pretto, Guilherme Vilela

Luiz Guanais, Gabriel Disselli e Victor Rogatis, analistas do BTG, também pontuaram que, desde sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em setembro de 2020, a Petz tem uma execução de alto nível (à medida que se expande nacionalmente), reforçada por recentes fusões e aquisições (como, por exemplo, Zee.Dog) que se somaram à plataforma omnichannel (multicanal).

“Atualizamos recentemente nossas estimativas para a empresa, com Petz como uma das nossas principais apostas para 2022 (agora reforçada por seus sólidos resultados no quarto trimestre)”, disseram os analistas.

Confira abaixo 5 pontos de destaques no balanço da Petz apontados pelas casas de investimentos:

Vendas nas mesmas lojas

Luiz Guanais, Gabriel Disselli e Victor Rogatis, do BTG Pactual, escreveram em relatório que a Petz reportou outro sólido conjunto de números trimestrais, com vendas nas mesmas lojas crescendo 16,9% no comparativo anual (incluindo ominchannel).

O trio destacou ainda que a empresa abriu 37 lojas em 2021 (15 somente no quartro trimestre de 2021) elevando a receita bruta em 32% no comparativo anual, para R$ 694 milhões, 1% acima das previsões do BTG.

A equipe do BofA, por sua vez, também pontou a elevada base de comparação nas vendas no último trimestre do ano passado, já que no quarto trimestre de 2020 o avanço foi de 36,8%.

Produtos

O BTG e o BofA apontaram ainda que o faturamento da Petz foi impactado pelas vendas de produtos – especialmente pela comercialização de alimentos que cresceram 59% no comparativo anual influenciada pela maior inflação de alimentos no período – enquanto as receitas de serviços aumentaram 41% ante o mesmo intervalo de 2020.

Despesas

A equipe do BofA mencinonou que a diluição do SG&A ( despesas com vendas, gerais e administrativas), a produtividade da loja e as eficiências logísticas compensaram o aumento de embalagem, ocupação, pessoal da loja e custos de entrega.

Canal digital

Os analistas do BTG Pactual escreveram que o canal digital, que subiu 57% ante o mesmo intervalo do ano anterior, se destacou novamente, gerando 31% das vendas totais, ante 26% registrado no quarto trimestre de 2020.

Ebitda

O lucro antes de juros impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 65 milhões (aumento de 39% no comparativo anual), ante previsão de R$ 46 milhões do BTG Pactual e de R$ 61,9 milhõe do BofA.

“A empresa mencionou que conseguiu capturar oportunidades na recuperação de impostos (relativo ao ICMS), que deverá ser recorrente a partir de agora, quando os produtos forem transferidos/vendidos do CD de São Paulo para lojas/clientes de outros estados, gerando economia tributária de R$ 19 milhões no ano fiscal de 2021”, informou o BTG.

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