Siga nossas redes

Geral

ANS autua Prevent Senior por deixar de informar pacientes sobre tratamentos

Empresa é investigada por alterar atestados de óbito e iniciar “estudos” com medicamentos sem eficácia, além de outras acusações.

Foto: Divulgação

 A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autuou nesta quarta-feira a operadora de planos de Saúde Prevent Senior por “deixar de comunicar aos beneficiários as informações estabelecidas em lei ou pela ANS” e informou que a operadora continua sob investigação.

A empresa tem 10 dias para recorrer da autuação.

Em nota, a ANS informou que a Prevent Senior, acusada de obrigar médicos a usar o chamado “kit Covid” – uma série de medicamentos sem eficácia contra a doença -, adotar medidas para esconder mortes e fazer experimentos com pacientes sem autorização, entre outros problemas, ainda está sob investigação por “denúncias sobre cerceamento ao exercício da atividade médica aos prestadores vinculados à rede própria da operadora”.

A empresa é acusada por médicos que lá trabalharam e por pacientes de adotar medidas que incluíam, entre outras, colocar pacientes com mais de 15 dias de UTI em “cuidados paliativos” – que são feitos para casos terminais – mesmo que não houvesse certeza de não recuperação, alterar atestados de óbito para esconder mortes por covid-19 e iniciar um “estudo” com o kit Covid para demonstrar sua suposta eficácia.

De acordo com depoimento da advogada Bruna Morato à CPI da Covid no Senado, que também investiga a Prevent, o estudo foi iniciado por incentivado do chamado “gabinete paralelo”, um grupo de médicos defensores do chamado “tratamento precoce”, que aconselhavam o presidente Jair Bolsonaro. A intenção seria provar que era possível tratar previamente os doentes e evitar lockdowns no país.

O tratamento precoce não existe e já foi comprovado cientificamente que os medicamentos usados nesses casos não tem nenhuma eficácia contra a covid-19.

Em nota, a Prevent Senior negou que tenha deixado de informar pacientes sobre tratamentos e disse que prestará esclarecimentos à agência reguladora.

“A Prevent Senior prestará todos os esclarecimentos à ANS relativos ao auto de infração dentro do prazo da agência. A Prevent Senior não omitiu de pacientes informações sobre tratamentos prescritos”, afirma a nota da empresa.

Veja também

  • Por que investir em companhias excepcionais?
  • Por que o MXRF11 é o fundo imobiliário mais popular da B3?
  • Chance de superar recorde de 64 IPOs em 2021 é pequena, dizem especialistas
  • Cannabis: nova ‘soja brasileira’ entra na mira do mercado financeiro
  • Veja 4 motivos para a forte queda do mercado nesta terça-feira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.