Siga nossas redes

Geral

Brasil vai receber antiviral contra varíola dos macacos em parceria com Opas

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou parceria pelas redes sociais nesta manhã. Não há prazo para chegada do medicamento.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (1) que o Brasil irá receber o tecovirimat, um antiviral desenvolvido para tratamento da varíola dos macacos, em uma parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

“O Ministério da Saúde receberá, por seu intermédio, o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil. Serão contemplados casos mais graves em primeiro momento”, escreveu Queiroga em redes sociais.

O ministro não deu prazo para a chegada do medicamento.

O medicamento aprovado pela Agência Europeia de Janeiro deste ano, a intervenção Medicamentosa de um proteína do vírus o que impede a sua disseminação no organismo.

Na última sexta-feira o Brasil registrava 1.066 casos de ríola dos macacos e confirmada a primeira morte, de um homem de 41 anos, em Belo Horizonte.

No mesmo dia, o Ministério da Saúde informou outro acordo com a Opas para compra de 50 mil doses de vacina contra uma doença. Uma primeira parte dessa compra deve chegar ao Brasil em setembro e o restante, em outubro.

Teste varíola do macaco. Crédito:Agência Brasil

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.