Siga nossas redes

Geral

Como fazer networking sem se tornar chato ou oportunista? Veja 3 dicas

Especialista diz que é preciso atenção não apenas para criar uma boa rede, mas também para mantê-la.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 minutos

A diferença entre construir uma boa rede de contatos profissionais e se aproximar das pessoas apenas por oportunismo pode não ser tão clara para quem tem dúvida sobre como fazer networking.

Madalena Feliciano, gestora de carreira, explica que “existem ações importantes que diferenciam aquelas pessoas que sabem fazer networking da maneira correta daqueles que se tornam chatos e oportunistas”.

Em um artigo sobre como fazer networking, la dá 3 dicas para construir (e manter) uma boa rede de contatos profissionais. Veja abaixo:

Não procure amigos e conhecidos só quando precisa de ajuda

Feliciano aponta que “manter contato com os amigos e conhecidos com certa regularidade é um ponto importante”.

“Existem pessoas que passam anos sem falar com amigos e, quando surge uma necessidade, seja ela qual for, aparecem para pedir favores. Quanto maior a distância entre as pessoas, menor é a chance de elas se lembrarem de você – principalmente se for só para prestar ajuda”, ensina ela.

Para fugir desse erro, uma das ferramentas pode ser criar uma rotina para manter o networking funcionando. “Estabeleça padrões e critérios para os contatos profissionais. Marque um dia da semana ou período específico para fazer contatos com pessoas estratégicas”, ensina Feliciano.

“No campo pessoal, lembre-se que os amigos gostam de receber um telefonema, mensagem, e-mail ou uma visita. Diversifique, não faça com que as coisas pareçam forçadas, e não ‘alugue’ uma única pessoa”, acrescenta ela.

Não ignore os eventos – mas também não exagere

A especialista aconselha que os profissionais não deixem de participar de eventos. “Quem é visto é lembrado. Quanto mais você estiver presente em eventos importantes mais as pessoas saberão sobre você”.

Mas ela faz uma ressalva: “É importante não exagerar e se tornar ‘arroz de festa’, aquele que todo mundo sabe que vai encontrar em todos os lugares”.

A indicação, então, “é fazer escolhas e decidir os melhores eventos para participar, os que podem trazer maiores frutos para o futuro e proporcionar conhecer pessoas interessantes”.

Esteja presente nas redes

Feliciano aponta as redes sociais como uma ferramenta importante para manter o networking atualizado. “Participar de redes como LinkedIn, Dihitt, Twitter etc pode ajudar no processo, mas é preciso tomar cuidado e sempre lembrar que, apesar do apoio tecnológico, o mais importante ainda é o contato pessoal”, pondera.

Como fazer networking? Veja dicas (Foto: Pixabay)
Como fazer networking? Veja dicas (Foto: Pixabay)

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Faça seu dinheiro começar a render mais hoje! Vem pro Nu invest!

Anúncio Patrocinado Probabilidades Samy Dana Probabilidades Samy Dana
ANÚNCIO PATROCINADO      Carteira de Dividendos Agosto

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Cripto no App Nu