Siga nossas redes

Geral

Desaparecimento de fundador do Alibaba alimenta rumores sobre seu paradeiro

Jack Ma não aparece em público desde discurso em que criticou sistema da China.

Jack Ma, fundador do Alibaba, fala em evento em Paris, França 16/05/2019. REUTERS/Charles Platiau/Foto de arquivo

A ausência do fundador do Alibaba, Jack Ma, da vista do público nos últimos dois meses, incluindo a falta do episódio final de um programa de TV em que ele apareceria como jurado, tem alimentado especulações sobre seu paradeiro em meio a uma repressão regulatória chinesa sobre seu império de negócios.

O empresário de maior destaque da China não aparece em público desde um fórum no final de outubro em Xangai, onde ele criticou o sistema regulatório da China em um discurso que o colocou em rota de colisão com autoridades do país e que resultou na suspensão da oferta pública inicial de ações (IPO) de US$ 37 bilhões do braço financeiro Ant Group.

O Financial Times informou na sexta-feira (1º) que Ma foi substituído como jurado no episódio final em novembro de um game show para empresários chamado de Heróis Empresariais da África.

Uma porta-voz do Alibaba disse à Reuters nesta segunda-feira (4) que a mudança foi devido a um conflito de agenda. Ele não deu mais informações.

Os reguladores chineses se concentraram nos negócios de Ma desde seu discurso de outubro, incluindo o lançamento de uma investigação antitruste sobre o Alibaba e ordenando a Ant para promover uma reorganização de seus negócios de financiamento ao consumidor, incluindo a criação de uma holding.

“Acho que foi dito para ele se calar”, disse Duncan Clark, presidente da consultoria de tecnologia com sede em Pequim BDA China. “Isto é um situação bastante única, mais ligada à escala da Ant e às sensibilidades sobre a regulamentação financeira”, disse ele.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.