Siga nossas redes

Geral

EUA dizem não haver sinais de seriedade da Rússia em iniciativas de paz

Para o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, o país não viu “sinais reais de seriedade” da Rússia na busca pela paz após sua invasão da Ucrânia.

Ibovespa sobe, com otimismo sobre negociações entre Ucrânia e Rússia; dólar cai
Bandeiras de Rússia e Ucrânia sobre mesa antes de conversações em Belarus 28/02/2022 Sergei Kholodilin/BelTA/Divulgação via REUTERS

Os Estados Unidos não viram “sinais reais de seriedade” da Rússia na busca pela paz após sua invasão da Ucrânia, afirmou o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, nesta terça-feira, mesmo enquanto as negociações entre autoridades russas e ucranianas na Turquia tenham provocado centelhas de progresso em direção ao final da guerra.

A Ucrânia propôs a adoção de um status neutro na mais detalhada fórmula até agora para um potencial acordo no conflito que dura cinco semanas, e a Rússia disse que vai reduzir as atividades militares na frente norte do conflito, próxima à capital Kiev, para criar as condições de um possível acordo.

Blinken disse que é de responsabilidade da Ucrânia caracterizar se há um progresso real nas negociações, mas acrescentou que os Estados Unidos estão focados nas ações da Rússia, e não nas palavras. 

“O que a Rússia está fazendo é a brutalização contínua da Ucrânia e de seu povo, e isso continua enquanto conversamos”, disse Blinken a jornalistas durante uma visita ao Marrocos, pedindo que Moscou encerre suas agressões e retire suas forças do território ucraniano. 

A Rússia chama sua missão de “operação espacial” para desarmar e “desnazificar” a Ucrânia. O Ocidente diz que Moscou iniciou uma invasão não provocada. 

Os Estados Unidos estão dispostos a buscar um resultado para as conversas que envolveram o apoio à “defesa e segurança” da Ucrânia, acrescentou Blinken. 

“Eu não vi nada que sugira que isso esteja avançando de forma efetiva… Pelo menos não vimos sinais reais de seriedade, mas se a Ucrânia concluir que há, isso é bom, e vamos apoiar”, disse Blinken. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.