Siga nossas redes

Geral

Fed diz que deve aumentar juros em breve; confira opinião de analistas

Embora a autoridade monetária não tenha afirmado que os juros irão subir já na próxima reunião (em março), comunicado diz que aumento deve ocorrer em breve.

Federal Reserve fed

O Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) sinalizou nesta quarta-feira (26) que deve aumentar as taxas de juros dos Estados Unidos em “breve” como já esperado pelo mercado. Por volta das 17h30, o índice Nasdaq subia 0,23%, enquanto o Ibovespa avançava 1,28%.

Embora a autoridade monetária não tenha afirmado que os juros irão subir já na próxima reunião (em março) o comunicado diz que a alta está perto de ocorrer. “Com a inflação bem acima de 2% e um mercado de trabalho forte, o Comitê espera que em breve seja apropriado aumentar a meta para a taxa de fundos federais. O Comitê decidiu continuar reduzindo o ritmo mensal de suas compras líquidas de ativos, com encerramento no início de março”, disse o Fed em nota.

Aumento na taxa de juros

Além disso, segundo informações da Reuters, Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou em coletiva de imprensa, realizada logo após a divulgação do comunicado, que as autoridades ainda não determinaram a trajetória de qualquer aumento nas taxas de juros. Powell acrescentou ainda que não é possível prever “exatamente” qual será o caminho do aperto da política monetária.

Na visão de Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, o Fed mostrou uma postura “hawkish” por subir juros e acelerar o tapering (retirada de estímulos monetários), mas com uma mensagem amena “ao deixar claro que só vai começar a reduzir seu balanço patrimonial (que dobrou durante a pandemia) quando os juros subirem”.

Em nota, Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, afirmou que a autoridade reconheceu o fortalecimento do mercado de trabalho e destacou os receios com a Ômicron. “De mais relevante afirmaram que será apropriado subir o juro em breve, o que avaliamos como a sinalização de primeira elevação da taxa de juro em março, como já incorporado pelo mercado. O tapering (retirada de estímulos) de fato teve o ritmo mantido”, disse.

Andrey Nousi, CFA e fundador da Nousi Finance, reiterou que o anúncio do FED não veio nada diferente do esperado e que o anúncio é mais positivo ainda para empresas de crescimento, não à toa o índice Nasdaq, que reúne as gigantes de tecnologia americanas, chegou a subir 0,98%, por volta das 17h, logo após o anúncio.

“O Fed agindo como previsto, dá mais conforto para os investidores que precisam de previsibilidade para terem confiança em suas decisões e mostra que os riscos de inflação estão sendo devidamente acompanhados pelos membros do Fed. E é mais positivo ainda para empresas de crescimento, pois essas são mais suscetíveis a mudanças de juros”, comentou.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.