Siga nossas redes

Geral

Fed promete continuar injetando recursos no mercado

BC dos EUA também segue comprometido a manter a taxa de juros perto de 0 até a recuperação total da economia.

Publicado

em

por

Reuters
O prédio do Federal Reserve em Washington. 27/03/2019. REUTERS/Brenda McDermid.

O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) prometeu nesta quarta-feira (16) seguir injetando recursos nos mercados financeiros de forma contínua para lutar contra a recessão, mesmo com as perspectivas das autoridades de política monetária para o próximo ano melhorando após a distribuição inicial de uma vacina contra o coronavírus.

O anúncio deu força ao Ibovespa, que bateu os 118 mil pontos pela primeira vez desde janeiro.

Repetindo promessa de manter sua taxa básica de juros próxima de zero até que a recuperação econômica esteja concluída, o banco central dos EUA disse que também vincularia seu programa de compras mensais de títulos do governo a esse mesmo objetivo.

As compras vão continuar “até que um progresso substancial tenha sido feito em direção às metas de máximo emprego e estabilidade de preços do Comitê”, disse o Fed em comunicado da decisão monetária, após o fim de uma reunião de dois dias.

Foi o passo mais gradual das opções que o Fed estava avaliando, já que as autoridades melhoraram suas perspectivas de crescimento econômico para o próximo ano de 4% para 4,2% na mediana e reduziram a taxa de desemprego projetada para o fim de ano de 5,5% para 5%.

Com o cenário econômico melhorando, o Fed não alterou o tipo ou o ritmo de aquisição de ativos, passo que muitos analistas esperavam como forma de oferecer auxílio mais imediato à economia nos meses necessários para que o impacto da vacina seja sentido.

A comunicação, no entanto, relaciona pela primeira vez os US$ 120 bilhões em aquisições mensais de Treasuries e títulos lastreados pelo governo a um conjunto de condições econômicas. Anteriormente, o Fed havia se comprometido em fazer essas compras apenas “nos próximos meses”, sem nenhuma orientação firme sobre quando o programa de combate à recessão poderia ser interrompido.

Ganhe dinheiro com as variações cambiais enquanto seu patrimônio fica protegido. Invista em Dólar!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!