Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Carnaval de IPOs, plástico na cerveja e sucessor de Maia

Trinta empresas se preparam para abrir capital no primeiro trimestre; Maia anuncia na quarta-feira seu candidato à presidência da Câmara

Reuters/Adriano Machado

Bancos se preparam para desfile de ofertas de ações pré-Carnaval

Os festejos de Carnaval foram duramente atingidos pela pandemia do coronavírus, mas os bancos de investimento estão preparando um desfile que promete ser não menos exuberante, um desfile de ofertas de ações.

A combinação de vacina contra Covid-19 e juro básico do país em um recorde de baixa tem atraído investidores para a renda variável e cerca de 30 empresas estão se preparando para listar ações no primeiro trimestre, um número que já supera as estreias em bolsa de 2020.

O fila de ofertas de ações significa que os executivos de bancos que costumavam ir para a praia entre o Ano Novo e o Carnaval agora estarão com os olhos colados em seus escritórios online preparando esse desfile.

Da unidade de mineração da Companhia Siderúrgica Nacional à rede de supermercados BIG, controlada pela empresa de private equity Advent, o número de negócios em 2021 pode até superar o ano de 2007, quando houve 88 IPOs.

Em termos de volume, o Bank of America prevê cerca de R$ 150 bilhões em 2021, enquanto o Itaú Unibanco espera um pouco menos, R$ 140 bilhões.

Ser humano já consome plástico até na cerveja

Não há como escapar. Está no ar, no açúcar, no sal, na água de torneira, na cerveja gelada. A presença de micropartículas de plásticos já faz parte do cotidiano de qualquer cidadão do mundo. Estima-se que, ao longo de um ano, cada pessoa tenha ingerido algo entre 74 e 121 mil partículas desse material.

Segundo uma pesquisa feita pela organização Oceana, a água engarrafada aparece no topo da lista daqueles que apresentaram maior presença de microplástico, seguida por cerveja, ar, água de torneira, frutos do mar, açúcar e sal.

Por enquanto, não há consenso sobre como esse material tem afetado a vida humana. Partículas acima de 150 micrômetros são facilmente excretadas pelo organismo e, assim, não representariam grande risco à saúde.

Maia diz que define candidato à presidência da Câmara até quarta-feira

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (21) que nome do candidato de seu grupo à presidência da Câmara será anunciado antes do recesso parlamentar.

Segundo o presidente, que reuniu-se com partidos que o apoiam, “até a quarta-feira” deve haver um “encaminhamento dado”, que mantenha o grupo unido.

“Ainda esta semana certamente nós teremos as definições necessárias”, afirmou o presidente.

Ao posicionar-se mais uma vez a favor de o Congresso trabalhar durante o mês de janeiro, Maia aproveitou para criticar o governo. Segundo o deputado, o Executivo não tem interesse no funcionamento do Legislativo no início do ano por considerar que isso poderia favorecer o grupo do atual presidente da Câmara na disputa pela Mesa.

Ele disse ainda que está à disposição do governo do presidente Jair Bolsonaro caso haja interesse em votar projeto de autoria do Executivo que unifica impostos, mas negou que tenha sido procurado para a construção de um texto que possa ir a voto.

Veja também: