Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Previsões para PIB chinês caem; apoio a moedas digitais de BCs

E mais: Agência dos EUA prepara processo que pode dividir Amazon, diz site.

Previsões para PIB chinês caem apesar de expectativa de apoio

As perspectivas econômicas da China se deterioraram, com incertezas sobre uma melhora do ambiente de negócios, apesar dos esforços de Pequim de restaurar a confiança.

É o que mostra a mais recente pesquisa da Bloomberg junto a economistas, que cortaram a projeção mediana de crescimento em 2023 de 5,5% para 5,2%. A expansão do PIB vai desacelerar para 4,8% em 2024, ligeiramente abaixo da estimativa anterior de 4,9%.

Área de compras em Xangai 10/05/2021. REUTERS/Aly Song

A recuperação econômica da China perdeu força, com crescimento do PIB mais lento do que o esperado no último trimestre e sinais preocupantes em setores como consumo, comércio exterior e mercado imobiliário. Os principais líderes chineses sinalizaram política mais “dovish” daqui para frente, mas é provável que evitem grandes pacotes de estímulo.

Moedas digitais de bancos centrais têm apoio limitado, mostra pesquisa

A pesquisa mais abrangente do setor de investimento global sobre moedas digitais desenvolvidas por bancos centrais mostrou, até o momento, um apoio limitado e falta de compreensão de como funcionaria um dólar, euro, iene ou libra digitais.

A pesquisa realizada pelo CFA Institute, associação mundial de banqueiros, investidores e chefes financeiros, constatou que apenas 42% dos mais de 4.150 entrevistados acreditavam que as moedas digitais de bancos centrais, ou CBDCs, deveriam ser lançadas.

Vários países, incluindo Bahamas e Nigéria, já lançaram CBDCs, e cerca de 130 outros, representando 98% da economia global, estão estudando se devem fazer o mesmo.

Agência dos EUA prepara processo que pode dividir Amazon, diz site

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) está finalizando seu tão esperado processo antitruste contra a Amazon (AMZO34) em uma ação que pode eventualmente levar à divisão de partes da empresa, noticiou o site Politico nesta terça-feira.

Braço robótico coleta caixas em armazém da Amazon em Baltimore (EUA) 30/04/2019 REUTERS/Clodagh Kilcoyne

O amplo processo é esperado para ser apresentado já em agosto e deve contestar diversas práticas comerciais da Amazon, de acordo com fontes com conhecimento do assunto.

A queixa pode se concentrar em desafios ao Amazon Prime, regras da Amazon que a FTC diz bloquear preços mais baixos em sites concorrentes, e em políticas que acreditam forçar os comerciantes a usar os serviços logísticos e de publicidade da Amazon, diz a reportagem.

(*Com informações de Reuters e Bloomberg.)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.