Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Venda de gasolina cresce, receitas de trading devem cair e mais

Elon Musk é recebido com elogios em viagem à China.

Publicado

em

por

Tempo médio de leitura: 4 minutos

Frentista abastece carro em posto de gasolina em Brasília 07/03/2022 REUTERS/Adriano Machado

Vendas de gasolina crescem 12,7% em abril no país, diz ANP; etanol e diesel têm queda

As vendas de gasolina pelas distribuidoras no Brasil somaram 3,67 bilhões de litros em abril, aumento de 12,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da reguladora ANP divulgados nesta quarta-feira (31).

Já as de etanol hidratado, que concorre com a gasolina, recuaram mais de 16% na mesma comparação, para 1,17 bilhão de litros, segundo a ANP, à medida que o combustível renovável está menos competitivo que o fóssil nas bombas.

No acumulado do ano, as vendas de gasolina seguem em disparada, avançando cerca de 15%.

Já a comercialização de etanol hidratado acumula queda de 10%, enquanto usinas do centro-sul esperam contar com uma safra maior, mas direcionam o quanto podem da matéria-prima para o açúcar, mais rentável que o combustível.

As vendas de diesel, combustível mais vendido no Brasil, tiveram queda de 1,8% para 4,90 bilhões de litros em abril. No ano, a comercialização de diesel ainda sobe 0,4%.

Morgan Stanley prevê queda em receita de trading e banco de investimento

O Morgan Stanley espera que sua receita com operações de trading e banco de investimento diminua no segundo trimestre, devido a um ambiente econômico mais desafiador, disse o copresidente da empresa, Andy Saperstein, em uma reunião com investidores nesta quarta-feira.

No caso de sales e trading, “os resultados estarão notavelmente mais baixos em relação ao ano anterior, ante o segundo trimestre forte do ano passado”, enquanto “o banco de investimento também enfrenta grandes desafios”, disse Saperstein, que também lidera a divisão de gestão de patrimônio do Morgan Stanley.

Saperstein, que é um candidato a suceder o presidente-executivo, James Gorman, afirmou que o negócio de gestão de patrimônio tem como objetivo alcançar um lucro antes impostos de US$ 12 bilhões anualmente ao longo de vários anos.

Ele também disse que a divisão quer mais que dobrar os ativos de clientes sob gestão para 10 trilhões de dólares, ante os atuais US$ 4,6 trilhões, acrescentando que o banco está aberto a oportunidades de aquisição no setor de gestão de patrimônio e ativos.

Elon Musk é recebido com elogios em viagem à China

O bilionário Elon Musk foi agraciado com elogios do público chinês durante sua viagem à China, além de garantir audiências com três ministros do governo.

Desde o pouso em Pequim na terça-feira, o presidente-executivo da Tesla (TSLA34) se reuniu com os ministros das Relações Exteriores, do Comércio e da Indústria do país e jantou com Zeng Yuqun, presidente do conselho da fornecedora de baterias CATL.

Embora pouco se saiba dessas conversas – o Ministério da Indústria apenas disse que Musk e seu chefe trocaram opiniões sobre o desenvolvimento de veículos elétricos e carros conectados, enquanto o Ministério do Comércio anunciou que discutiu o desenvolvimento da Tesla na China – isso não impediu o entusiasmo por Musk nas redes sociais chinesas.

“Ele é um ídolo global”, comentou um usuário. “Elon Musk é ótimo, se ao menos a China pudesse ter alguém como ele”, disse outro.

Seu jato particular partiu de Pequim na noite desta quarta-feira para o centro financeiro de Xangai, onde a montadora norte-americana tem uma fábrica, de acordo com o provedor de dados de voos Variflight.

A viagem não anunciada de Musk é a mais recente de um grande CEO norte-americano à China desde que o país reverteu sua política sanitária e reabriu suas fronteiras.

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, visitou o país em março, enquanto Jamie Dimon, do JPMorgan, e Laxman Narasimhan, da Starbucks, também estão na China esta semana.

Mas, em comparação com as boas-vindas discretas de seus pares, a visita de Musk é um assunto em alta e sua popularidade ocorre apesar do aumento das tensões geopolíticas, com grande interesse demonstrado em seus comentários sobre inteligência artificial e veículos elétricos.

A Tesla e a CATL não responderam aos pedidos de comentários, assim como o Ministério do Comércio. O Ministério das Relações Exteriores citou o bilionário descrevendo as economias dos EUA e da China como “gêmeas siamesas” e dizendo que se opunha à separação.

A expectativa é que Musk se encontre com outras autoridades chinesas e visite a fábrica de Xangai no final da semana, disseram fontes, embora não esteja claro com quem exatamente ele se encontrará ou quais questões eles discutirão.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.