Siga nossas redes

Economia

Ficou sabendo? Venda de gasolina cresce, receitas de trading devem cair e mais

Elon Musk é recebido com elogios em viagem à China.

Frentista abastece carro em posto de gasolina em Brasília 07/03/2022 REUTERS/Adriano Machado

Vendas de gasolina crescem 12,7% em abril no país, diz ANP; etanol e diesel têm queda

As vendas de gasolina pelas distribuidoras no Brasil somaram 3,67 bilhões de litros em abril, aumento de 12,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da reguladora ANP divulgados nesta quarta-feira (31).

Já as de etanol hidratado, que concorre com a gasolina, recuaram mais de 16% na mesma comparação, para 1,17 bilhão de litros, segundo a ANP, à medida que o combustível renovável está menos competitivo que o fóssil nas bombas.

No acumulado do ano, as vendas de gasolina seguem em disparada, avançando cerca de 15%.

Já a comercialização de etanol hidratado acumula queda de 10%, enquanto usinas do centro-sul esperam contar com uma safra maior, mas direcionam o quanto podem da matéria-prima para o açúcar, mais rentável que o combustível.

As vendas de diesel, combustível mais vendido no Brasil, tiveram queda de 1,8% para 4,90 bilhões de litros em abril. No ano, a comercialização de diesel ainda sobe 0,4%.

Morgan Stanley prevê queda em receita de trading e banco de investimento

O Morgan Stanley espera que sua receita com operações de trading e banco de investimento diminua no segundo trimestre, devido a um ambiente econômico mais desafiador, disse o copresidente da empresa, Andy Saperstein, em uma reunião com investidores nesta quarta-feira.

No caso de sales e trading, “os resultados estarão notavelmente mais baixos em relação ao ano anterior, ante o segundo trimestre forte do ano passado”, enquanto “o banco de investimento também enfrenta grandes desafios”, disse Saperstein, que também lidera a divisão de gestão de patrimônio do Morgan Stanley.

Saperstein, que é um candidato a suceder o presidente-executivo, James Gorman, afirmou que o negócio de gestão de patrimônio tem como objetivo alcançar um lucro antes impostos de US$ 12 bilhões anualmente ao longo de vários anos.

Ele também disse que a divisão quer mais que dobrar os ativos de clientes sob gestão para 10 trilhões de dólares, ante os atuais US$ 4,6 trilhões, acrescentando que o banco está aberto a oportunidades de aquisição no setor de gestão de patrimônio e ativos.

Elon Musk é recebido com elogios em viagem à China

O bilionário Elon Musk foi agraciado com elogios do público chinês durante sua viagem à China, além de garantir audiências com três ministros do governo.

Desde o pouso em Pequim na terça-feira, o presidente-executivo da Tesla (TSLA34) se reuniu com os ministros das Relações Exteriores, do Comércio e da Indústria do país e jantou com Zeng Yuqun, presidente do conselho da fornecedora de baterias CATL.

Embora pouco se saiba dessas conversas – o Ministério da Indústria apenas disse que Musk e seu chefe trocaram opiniões sobre o desenvolvimento de veículos elétricos e carros conectados, enquanto o Ministério do Comércio anunciou que discutiu o desenvolvimento da Tesla na China – isso não impediu o entusiasmo por Musk nas redes sociais chinesas.

“Ele é um ídolo global”, comentou um usuário. “Elon Musk é ótimo, se ao menos a China pudesse ter alguém como ele”, disse outro.

Seu jato particular partiu de Pequim na noite desta quarta-feira para o centro financeiro de Xangai, onde a montadora norte-americana tem uma fábrica, de acordo com o provedor de dados de voos Variflight.

A viagem não anunciada de Musk é a mais recente de um grande CEO norte-americano à China desde que o país reverteu sua política sanitária e reabriu suas fronteiras.

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, visitou o país em março, enquanto Jamie Dimon, do JPMorgan, e Laxman Narasimhan, da Starbucks, também estão na China esta semana.

Mas, em comparação com as boas-vindas discretas de seus pares, a visita de Musk é um assunto em alta e sua popularidade ocorre apesar do aumento das tensões geopolíticas, com grande interesse demonstrado em seus comentários sobre inteligência artificial e veículos elétricos.

A Tesla e a CATL não responderam aos pedidos de comentários, assim como o Ministério do Comércio. O Ministério das Relações Exteriores citou o bilionário descrevendo as economias dos EUA e da China como “gêmeas siamesas” e dizendo que se opunha à separação.

A expectativa é que Musk se encontre com outras autoridades chinesas e visite a fábrica de Xangai no final da semana, disseram fontes, embora não esteja claro com quem exatamente ele se encontrará ou quais questões eles discutirão.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.

Últimas