Siga nossas redes

Portabilidade de salário: o que é, como fazer e quanto custa?

Esse é um direito garantido pelo Banco Central ao trabalhador que recebe em conta-salário; confira.

homem com um cartao em frente a um caixa eletronico

Quem recebe sua remuneração em conta-salário pode preferir transferi-lo para outra instituição financeira, e por isso existe a chamada portabilidade de salário. Esse é um direito garantido ao trabalhador determinado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) conforme a resolução criada em 2006.

Muito conhecida, a portabilidade se tornou mais popular conforme a adesão às contas digitais aumentou. No entanto, 50% dos bancarizados entendem que o processo de portabilidade é muito complicado ou que os bancos dificultam o processo, diz estudo da Zetta, associação sem fins lucrativos criada por empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitais.

Quer saber como funciona a portabilidade de salário? Continue a leitura do texto e confira a resposta para essa e outras dúvidas.

Caso prefira, confira o conteúdo abaixo em áudio:

O que é portabilidade de salário e como funciona?

Imagem de wayhomestudio/Freepik

A portabilidade de salário é um mecanismo que dá ao trabalhador o direito de escolher, sem custos adicionais, qual a instituição em que irá receber seu salário e outras remunerações, independentemente da opção de banco feita pelo empregador.

A conta-salário é uma conta corrente aberta em nome do empregado pela própria empregadora para fazer os pagamentos.

A empresa possui autonomia para optar por qual instituição financeira vai realizar o pagamento dos salários, mas isso não significa que o funcionário é obrigado a receber no mesmo banco que sua empresa deposita.

A resolução de 2006 criada pelo Bacen garante esse direito ao trabalhador e a portabilidade pode ocorrer tanto para contas correntes quanto para contas de pagamento ou até mesmo poupanças.

Por meio da portabilidade, os valores depositados pela empresa na conta-salário são transferidos automaticamente para a conta escolhida pelo trabalhador.

Exemplo: se a empresa deposita o salário em conta no banco 1, mas você possui conta no banco 2 e prefere receber por meio dele, basta solicitar a portabilidade de salário e o banco 1 passa a transferir automaticamente a totalidade dos valores para o banco 2, e sem custos.

Vantagens da portabilidade

A portabilidade de salário oferece a vantagem de o trabalhador receber o salário em qualquer banco de sua preferência, além de ser isenta de cobranças. As instituições também oferecem condições especiais para quem receber seu salário por meio delas, utilizando a portabilidade.

Algumas oferecem desde descontos em outras taxas até benefícios como meia entrada no cinema e programas de recompensas. As vantagens variam de banco para banco, mas a principal é poder escolher qual a melhor opção para você. 

Quem pode pedir a portabilidade?

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Qualquer empregado do setor público ou privado que possua vínculo empregatício e que receba sua remuneração em folha de pagamento por meio de uma conta salário pode pedir a portabilidade.

Para que seja possível realizar a portabilidade, é preciso receber em uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador, que tenha como único propósito o recebimento do pagamento. Portanto, a origem da transferência precisa ser uma conta salário.

Como fazer a portabilidade de salário?

Reprodução Santander

 

Segundo o Banco Central, o empregado pode solicitar a portabilidade salarial por escrito ou por qualquer meio eletrônico disponibilizado pelas instituições, tais como e-mail, aplicativo ou internet banking.

Com as novas regras da portabilidade criadas em 2018, “a solicitação pode ser feita tanto no banco que detém a conta-salário, bem como na instituição destinatária para a qual o empregado quer transferir mensalmente seu salário, que fará o encaminhamento em nome do cliente”, diz o BC.

Lembrando que a conta precisa ser de mesma titularidade, ou seja, ambas as contas precisam pertencer ao solicitante da portabilidade. Cada instituição possui opções e diretrizes diferentes, no entanto, confira o passo a passo geral para fazer a portabilidade de salário:

Abra o app do banco

Abra o menu do aplicativo ou internet banking do banco no qual você deseja receber seu salário e selecione a opção “Trazer salário” ou “Traga seu salário” (pode haver alguma diferença de acordo com o banco). 

Preencha os dados

Ao fazer o pedido de portabilidade, a instituição solicita o CNPJ da empresa empregadora e os dados do banco origem da conta salário, que podem ser encontrados em seu holerite ou outro demonstrativo de pagamento.

Informe a conta para qual deseja fazer a portabilidade

Insira os dados da conta destino, onde você quer receber seu salário.

Após preencher todos os dados e enviar a solicitação, basta aguardar até 10 dias úteis para que o banco processe o pedido.

Motivos para a portabilidade ser recusada

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A portabilidade de salário é um direito do trabalhador. Segundo o Bacen, a solicitação pode ser recusada caso haja algum erro no procedimento, como algum dado pessoal incorreto, por exemplo, ou em caso de desistência do próprio cliente.

Erros comuns que podem levar à recusa da solicitação são o número do CNPJ da empresa ou CPF do empregado. Portanto, atente-se na hora de preencher os dados.

Como saber se a portabilidade foi aceita?

A instituição financeira pode enviar aviso informando que a solicitação foi recebida e aceita, mas o trabalhador também pode verificar o status do pedido junto ao banco.

Lembrando que, uma vez aceita a portabilidade, o crédito do salário será feito automaticamente na data de pagamento na conta destino que o trabalhador escolheu. Portanto, é possível verificar pelo extrato bancário.

Como fazer portabilidade com dívida?

“Posso fazer portabilidade de salário mesmo devendo ao banco?” Sim. Essa é uma outra dúvida comum quando se trata de portabilidade, mas saiba que é possível fazê-la mesmo devendo ao banco.

Quaisquer cobranças referentes a empréstimos, financiamentos e acordos devem ser previamente autorizadas pelo empregado.

Como já dito, é possível fazer a portabilidade de salário mesmo devendo ao banco. Basta seguir os mesmos passos descritos anteriormente e atentar-se à autorização de cobranças automáticas em sua conta.

A portabilidade cai no mesmo dia?

José Cruz/Agência Brasil

Cada instituição pode demorar um tempo para realizar a portabilidade de salário, mas segundo o Bacen, após o recebimento da solicitação, a instituição financeira detentora da conta-salário deve processar o pedido em até 10 dias úteis. 

Mas o pagamento deve continuar ocorrendo no mesmo dia em que é transferido pelo empregador.

Segundo o Bacen, o banco escolhido pelo empregador deve garantir a disponibilidade dos recursos ao empregado no mesmo dia em que o empregador pagar o salário, até às 12 horas.

A transferência é feita via TED no mesmo dia do pagamento pelo empregador.

  • Confira a cotação BBAS3 em tempo real

Como cancelar a portabilidade?

O trabalhador pode realizar o cancelamento ou alteração do pedido de portabilidade salarial a qualquer momento, e a instituição deve processar a solicitação em até 5 dias úteis após o seu recebimento.

Basta entrar em contato com o banco no qual você solicitou a portabilidade e fazer o pedido de cancelamento. Ele pode ser feito pelo próprio aplicativo ou internet banking da instituição em que foi feita a portabilidade, mas em alguns casos pode ser necessário ir até uma agência.

Confira também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.