Tape reading: como fazer a análise na prática?

Técnica é muito utilizada em day e swing trade, mas requer experiência para amenizar os riscos

carteira recomendada de ações de small caps

Tape reading é uma técnica de análise que consiste em acompanhar o fluxo de operações da B3 (Bolsa de Valores) e utilizar as informações como base para realizar suas próprias negociações. 

O termo remete a uma antiga máquina chamada Ticker Tape Machine, que mostrava códigos das ações, variação dos preços, horários das negociações e se a compra ocorreu por um valor maior ou menor que o anterior. 

Hoje, com a tecnologia, a máquina virou um dashboard na corretora de valores, mas os dados ainda são importantes para a análise tanto quanto antes. 

Esse tipo de estudo é mais realizado por traders em operações de day trade ou swing trade, pois as informações servem como se fossem “passos” do caminho que o mercado está seguindo. 

Como funciona o tape reading?

Basicamente, a técnica de tape reading acompanha o fluxo de negociação da Bolsa de Valores em tempo real para identificar o desempenho das ações e as movimentações dos traders do mercado. 

É uma prática de coleta de dados para saber o caminho do mercado e encontrar as melhores oportunidades de negociação. Assim como a máquina antiga, a estratégia utiliza três formas de análise de preços:

Histórico de negociações

O histórico de negociações mostra detalhadamente todas as operações realizadas em um determinado período, contendo informações essenciais como:

  • A hora exata de cada transação;
  • A quantidade negociada;
  • O preço negociado por unidade;
  • A origem da ordem de compra e venda, entre outros dados relevantes.

Esse registro oferece transparência e permite acompanhar a dinâmica do mercado, facilitando análises sobre volume, liquidez e comportamento dos investidores ao longo do tempo. Por meio do histórico, é possível entender o fluxo das negociações e identificar padrões que ajudam na tomada de decisão.

Book de ofertas

Parte em que as intenções de compra ou venda dos traders aparecem. Assim, é possível observar as ordens pendentes, os seus volumes e a instituição financeira de onde saiu a ordem.

Volume de profile

É a parte com regiões de concentração de preços das ações. Nessa área, é possível ver o volume acumulado de negociações. A partir dessa ferramenta, é possível identificar pontos de resistência e rompimento das cotações com base nas regiões de concentração de compradores e vendedores.

Como fazer a leitura de fluxo na prática?

Para interpretar o fluxo de ordens, o primeiro passo é identificar a direção do fluxo vendedor, que ocorre quando há um volume expressivo de pessoas vendendo suas posições em determinado ativo, ou quando um participante agressivo (agressor) realiza uma grande venda de cotas.

Essa informação pode indicar uma tendência de desvalorização do preço do ativo, enquanto um fluxo comprador expressivo sinaliza potencial valorização. Ao perceber essa tendência, o investidor pode decidir comprar ou vender para aproveitar oportunidades de lucro ou evitar perdas.

Uma dica importante é utilizar filtros de tamanho para identificar apenas os pedidos dentro de um intervalo mínimo e máximo específico, permitindo assim focar nas negociações relevantes e filtrar ruídos do mercado. Essa prática ajuda a observar com mais clareza a pressão real de compra ou venda, aprimorando a tomada de decisão.

Contudo, antes de realizar esse processo, é importante:

  1. Estudar: essa é uma técnica mais indicada para traders profissionais, ou seja, você precisa de um alto grau de conhecimento para acertar nas decisões.
  1. Saber seu perfil investidor: a estratégia é recomendada para quem tem o perfil de investidor agressivo, ou seja, disposto a assumir um risco alto em troca de grandes rentabilidades.
  1. Abrir sua conta em uma corretora: para acessar as informações do tape reading e realizar operações, é preciso utilizar o home broker de uma corretora. 

Vale ressaltar que o tape reading é apenas uma técnica, mas, como se trata de um mercado de renda variável, nem sempre você pode acertar na sua análise.

O que analisar no tape reading?

Basicamente, você analisa dois dados com o tape reading:

  1. Fluxo de ordens: histórico de negócios, o volume de profile e o book de ofertas.
  2. Book de oferta: intenções de compra ou venda de um determinado ativo.

Com base nesses dois dados, você consegue saber os movimentos do mercado e a concentração dos principais fluxos responsáveis por compor o preço do ativo, identificando tendências e oportunidades com mais facilidade. 

Lembrando que você pode utilizar essa técnica com qualquer ativo da Bolsa de Valores (B3): ações, opções, câmbio, contratos futuros, entre outros. 

Vantagens e desvantagens

Uma técnica tão antiga quanto essa só continuaria sendo utilizada com vantagens bem significativas. A seguir, trouxemos algumas delas:

Vantagens

  • Acesso a mais informações, aumentando a possibilidade de acertar nas escolhas; 
  • Saber o que os outros traders estão fazendo, utilizando essa informação como referência para sua própria decisão;
  • Mais facilidade em acertar o timing de uma operação, aproveitando melhores oportunidades e reduzindo risco de perdas; 
  • Reduzir a subjetividade e tomar decisões embasadas em números.

Desvantagens

Embora seja uma ótima estratégia, o tape reading também possui algumas desvantagens, como:

  • Não é uma estratégia “pronta”, ou seja, você precisa acompanhar o fluxo de negociações e tomar sua decisão;
  • Precisa investir em um computador e internet rápidos, já que as movimentações ocorrem de forma bem ágil.

No geral, essa é uma estratégia mais recomendada para traders experientes, visto que o mercado tem alta volatilidade. Então, você precisa ter conhecimento para saber interpretar os dados de forma rápida, já que a tendência do mercado pode mudar em segundos.

Análise fundamentalista, análise técnica ou tape reading?

Existem 3 tipos comuns de análise no mercado financeiro: a fundamentalista, a técnica e a tape reading.

técnica de análise de ações é uma metodologia que utiliza gráficos e indicadores para tentar prever o comportamento do mercado, auxiliando os traders a identificar oportunidades e gerenciar riscos. Focada no curto e curtíssimo prazo, essa técnica é amplamente utilizada em operações de day trade e swing trade, assim como o tape reading, que tem o objetivo de capturar o fluxo de pedidos e ajudar a identificar o momento exato para comprar ou vender um ativo.

Por sua vez, a análise fundamentalista é baseada no estudo aprofundado dos indicadores qualitativos e quantitativos das empresas envolvidas na bolsa. Ela busca determinar o valor real de um ativo para que o investidor possa tomar decisões fundamentadas para esportes de longo prazo, ganhos por meio da valorização da ação e distribuição de dividendos, como se fosse um sócio da empresa. Esta análise é mais utilizada por investidores que têm uma visão de médio a longo prazo.

Dessa forma, a análise técnica e a leitura de fita são estratégias complementares externas para operações rápidas e táticas no mercado, enquanto a análise fundamentalista embasa decisões estruturais e de longo prazo. Juntas, essas ferramentas oferecem uma visão ampla e estratégica para diferentes perfis e objetivos de investidores e traders, permitindo identificar origens e tendências de mercado para melhorar resultados.

Confira a tabela comparativa:

Análise TécnicaTape readingAnálise fundamentalista
VisualizaçãoGráficos e indicadoresBook e fluxosGráficos e indicadores
Nível de complexidadeMédia Alta Média
ObjetivoIdentificar padrões que indiquem tendências de alta ou baixa no mercado.Acompanhar o comportamento de outros traders do mercado. Conhecer os indicadores mais importantes da empresa, de modo que o investidor saiba entender se investir é um bom negócio ou não. 
PrazoCurtíssimo ou curto prazo Curtíssimo ou curto prazo Médio ou longo prazo

Unindo a análise técnica ou tape reading, você pode ter mais embasamento para tomar suas decisões e otimizar seu nível de acertos.

Você pode gostar