Siga nossas redes

InvestNews Explica

Como não cair no viés do excesso de confiança?

No InvestNews Explica de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio explicam tudo sobre essa teoria comportamental.

Você se acha melhor do que os outros? Ou então: você conhece alguém assim?
Existe uma teoria comportamental chamada viés de excesso de confiança. Essa é uma tendência de realizar uma falsa avaliação das nossas habilidades, intelecto ou talento. Mas este é um viés que pode ser muito perigoso. Principalmente nas finanças.

O excesso de confiança é uma crença egoísta de que somos melhores do que realmente somos. E isso infelizmente é algo comum, principalmente no mercado de capitais.

Isso porque entender para onde os mercados estão indo é uma das habilidades mais importantes no mundo dos investimentos. E é neste setor que a maioria dos analistas de mercado se considera acima da média quanto a suas habilidades analíticas. 

James Montier, especialista e autor de diversas obras sobre finanças, conduziu uma pesquisa com 300 gestores de fundos de investimento dos Estados Unidos, Ásia, Reino Unido e Europa. Ele perguntou de que forma eles acreditavam em suas habilidades.

Cerca de 74% dos gestores acreditavam ser acima da média dos demais. E 26% achavam que estavam dentro da média. Mas em suma, ninguém acreditava que estava abaixo da média. E estes números representam uma impossibilidade estatística.

Curiosamente, os dados não mostraram nenhuma distinção geográfica. Os americanos não eram mais propensos a ser excessivamente otimistas que os britânicos, por exemplo. Também não teve diferença entre gestores de grandes instituições ou pequenas.

O perigo do viés de excesso de confiança é que ele torna a pessoa propensa a cometer erros ao investir. O excesso de confiança tende a nos tornar menos cautelosos do que o recomendado nas decisões de investimento, por exemplo. E muitos destes erros resultam de uma ilusão de conhecimento e ou uma ilusão de controle.

Dito isto, você sabia que o medo de estar errado é útil para investir?

No InvestNews Explica de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio explicam tudo sobre essa teoria comportamental.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.