No Dia Mundial do Meio Ambiente, a XP Investimentos listou 10 empresas do seu universo de cobertura que considera como boas opções para investidores que estão em busca de companhias que se destacam em soluções orientadas ao meio ambiente.
Do total, 80% fazem parte do setor de energia elétrica, dentre elas estão Engie (EGIE3) e Cosan (CSAN3). “Para este setor, além da alta materialidade aos temas ambientais, as empresas também estão demonstrando maiores avanços na agenda versus outras indústrias”, explicaram em relatório Marcella Ungaretti e Luiza Aguia, analistas da XP.
Para elaborar a lista, a casa usou como base o índice de ESG (Environmental, Social and Governance) da MSCI, que foi desenhado para mostrar ao investidor companhias expostas ao tema social, ambiental e de governança.
Com o objetivo de auxiliar os investidores na seleção de nomes bem-posicionados entre as empresas brasileiras listadas, a XP aplicou três filtros usando o ranking da MSCI: peso do pilar ambiental (E) acima de 30%; pontuação no pilar ambiental (E) acima de 7,0; e classificação geral ESG da empresa A, AA ou AAA (que são consideradas empresas líderes). Veja abaixo:
Veja também
- Ibama pede mais informações à Petrobras em processo de exploração da Foz do Amazonas
- Raspas e restos que interessam: o poder do combustível feito de lixo urbano
- Desastres climáticos: a função social das empresas e o novo papel do investidor
- O ESG vai te pegar em 2024: a maratona pela energia limpa
- Planeta mais quente: Ambipar se vê ‘bem posicionada’ para captar clientes