O Alibaba, que é líder em comércio eletrônico da China, registrou um ganho percentual de três dígitos na receita de produtos relacionados à IA, bem como um salto de 26% nas vendas da divisão de nuvem, acima do esperado — o negócio mais intimamente ligado o crescimento da inteligência artificial.
Isso ajudou a acalmar os investidores nervosos com as consequências de uma disputa cada vez mais acirrada com a Meituan e a JD no comércio online.
As ações do Alibaba tiveram sua maior valorização intradiária desde novembro de 2022 em Hong Kong, elevando o valor de mercado da empresa em mais de US$ 50 bilhões.
O giro das ações atingiu um recorde no início da tarde. A alta ajudou a energizar o setor mais amplo de IA: a Baidu Inc., desenvolvedora da Ernie, chegou a ganhar 5,8%, enquanto a Tencent Holdings Ltd. também subiu.
Bifurcação na tecnologia
“Os lucros do Alibaba ressaltam uma bifurcação no setor de tecnologia da China: a IA está proporcionando um crescimento escalável, enquanto os segmentos tradicionais voltados para o consumidor permanecem atolados em uma competição destrutiva de preços”, disse Charu Chanana, estrategista-chefe de investimentos da Saxo Markets.
“O aumento de três dígitos na receita de IA e as vendas robustas na nuvem mostram que o Alibaba está se reposicionando para uma relevância de longo prazo no setor de tecnologia, não apenas para o domínio do varejo”, acrescentou.
O progresso do Alibaba em IA — que é considerado um dos pioneiros no desenvolvimento de inteligência artificial na China — ajudou a amenizar as preocupações sobre a batalha tripla que assola o comércio online.
Isso causou mais danos do que o previsto a alguns dos líderes do comércio eletrônico do país: o lucro da JD caiu pela metade no trimestre, enquanto a Meituan alertou sobre grandes perdas, desencadeando uma liquidação de US$ 27 bilhões nas ações das três empresas na semana passada.
IA deu uma “ajudinha” ao Alibaba
A IA ajudou a explicar por que as ações do Alibaba superaram facilmente seus rivais mais dependentes do comércio eletônico.
O Alibaba também alavancou o crescimento de um braço internacional que abrange algumas das plataformas de compras online mais reconhecidas do mundo, da Lazada à AliExpress.
Ele tem “a melhor tese de facilitador de IA da China”, escreveram analistas do Morgan Stanley, incluindo Gary Yu, em uma nota. Isso ocorre enquanto as perdas com entrega de refeições e comércio instantâneo atingem o pico neste trimestre, informaram eles.
Os investidores agora estão focados em saber se o Alibaba dará continuidade a essa competição que está minando as margens de lucro, em um momento em que declarou quantias recordes de gastos no desenvolvimento de serviços de IA e computação.
Na sexta-feira, o diretor de comércio Jiang Fan argumentou que os investimentos em comércio rápido — entrega de alimentos e compras instantâneas — já haviam impulsionado um crescimento de 20% no número de usuários em seu principal marketplace, o Taobao. A divisão incipiente cresceu em quatro meses a ponto de começar a obter economias de escala, acrescentou.
O Alibaba está simultaneamente fazendo investimentos substanciais na área de IA, desenvolvendo modelos de linguagem de grande porte para evitar ficar para trás em uma corrida tecnológica crucial.
A empresa considera a IA essencial para o seu futuro, seja em termos de fornecimento de computação em nuvem, impulsionando seu negócio principal ou criando serviços para desafiar o OpenAI e o DeepSeek. O CEO Eddie Wu chegou a afirmar em fevereiro que a inteligência artificial geral, ou AGI, é agora o principal objetivo da empresa.
Na semana passada, o Alibaba atualizou seu próprio modelo de geração de vídeos de código aberto, parte de uma série de atualizações recentes que abrangem desde serviços de IA a chatbots.
Resta saber se o Alibaba conseguirá transformar a IA em uma máquina de fazer dinheiro em um campo cada vez mais competitivo. Do Baidu à Tencent, as empresas chinesas estão aprimorando e lançando modelos de IA em um ritmo frenético, aumentando a pressão sobre o Alibaba para entregar inovações.
“A alta do Alibaba reforça um tema mais amplo na Ásia: enquanto a tecnologia global continua preocupada com geopolítica e avaliações, partes da tecnologia chinesa estão reacelerando discretamente — impulsionadas não por hype, mas pelo crescimento real da receita em IA e nuvem”, disse Chanana. “Esta ainda não é uma rotação ampla — mas a divergência é real.”
“A alta do Alibaba reforça um tema mais amplo na Ásia: enquanto a tecnologia global continua preocupada com geopolítica e avaliações, partes da tecnologia chinesa estão reacelerando discretamente — impulsionadas não por exagero, mas pelo crescimento real da receita em IA e nuvem”, disse Chanana. “Esta ainda não é uma rotação generalizada — mas a divergência é real.”