O principal pesquisador de inteligência artificial (IA) para robótica da Apple deixou a empresa para se juntar à Meta Platforms. A saída do profissional faz parte de um êxodo de talentos de IA da fabricante do iPhone.

Jian Zhang já começou a trabalhar na Meta Robotics Studio, confirmou a empresa de mídia social. Separadamente, mais três pesquisadores de IA estão deixando a equipe interna de modelos de linguagem da Apple, aumentando a turbulência nesse grupo.

A última série de saídas — todas ocorridas na última semana — inclui John Peebles, Nan Du e Zhao Meng, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as mudanças ainda não foram anunciadas.

Todos faziam parte de uma equipe da Apple Foundation Models que perdeu cerca de 10 membros, incluindo o chefe, nas últimas semanas. O grupo foi fundamental para a criação da plataforma Apple Intelligence, lançada no ano passado como parte da tentativa da empresa de se atualizar em IA.

A Apple agora está discutindo internamente se deve confiar mais em tecnologia externa, em vez de apenas em modelos desenvolvidos internamente, informou a Bloomberg News.

Peebles e Du estão migrando para a OpenAI, enquanto Zhao está se juntando à Anthropic PBC. Muitos de seus colegas já haviam ido para a Meta, que atraiu funcionários com aumentos salariais exorbitantes. Ruoming Pang, que liderava a equipe de modelos da Apple, saiu por um pacote plurianual de US$ 200 milhões.

Demissões na Meta

No entanto, as coisas não têm sido totalmente tranquilas para a Meta. Vários dos pesquisadores de IA recentemente contratados já se demitiram, de acordo com a Wired.

Porta-vozes da Apple e da OpenAI não quiseram comentar sobre as mudanças de pessoal. A Anthropic não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Zhang, o pesquisador em robótica, liderou uma pequena equipe de acadêmicos focada em tecnologia de automação e no papel da IA ​​nesses produtos. Essa equipe já sofreu alguma rotatividade, com um dos subordinados de Zhang, Mario Srouji, saindo para gerenciar produtos de IA na Archer Aviation Inc. em abril.

O grupo de pesquisa em robótica faz parte da divisão de inteligência artificial e aprendizado da Apple. É independente da organização de desenvolvimento de produtos de robótica da empresa, que foi transferida para o departamento de engenharia de hardware no início deste ano.

Robótica da Apple

A robótica tornou-se uma peça essencial no futuro da Apple, com a empresa planejando uma série de dispositivos. Isso inclui uma máquina de mesa com tela móvel, bem como um braço robótico para uso em lojas de varejo e na indústria, informou a Bloomberg.

A Meta, por sua vez, está avançando com seus próprios produtos. Além de oferecer óculos inteligentes e recursos de IA, a empresa está investindo pesadamente em um sistema operacional e componentes de hardware subjacentes para robôs humanoides, informou a Bloomberg em fevereiro.