A empresa brasileira de biomedicamentos Biomm (BIOM3) comunicou que firmou um acordo exclusivo junto à empresa chinesa CanSinoBIO para o fornecimento no Brasil da Convidecia, vacina de dose única contra a covid-19. O documento também trata sobre a venda prioritária de todo o portfólio de vacinas da CanSino em território nacional.
Segundo a empresa, o acordo assinado engloba as atividades de comercialização, registro, qualidade, farmacovigilância e logística interna para a distribuição da vacina Convidecia e visa “contribuir no combate a pandemia ampliando a disponibilidade de imunizantes contra a covid-19 no país”.
O acordo ainda prevê a possiblidade de produção da Convidecia na planta biofarmacêutica da Biomm sediada em Nova Lima, Minas Gerais.
A Biomm reiterou que a vacina é produzida a partir de um adenovírus humano recombinante e já está aprovada em diversos países como: Argentina, Chile, China, Equador, Hungria, Malásia, México, Indonésia e Paquistão.
A empresa informou que deverá submeter o pedido de autorização temporária de uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A CanSinoBIO, com sede na cidade de Tianjin, na China, é uma empresa de biotecnologia listada nas bolsas de Shangai e Hong Kong e vem desenvolvendo 16 vacinas destinadas a prevenção de 13 doenças.
As ações da Biomm chegaram a disparar mais de 8% por conta do anúncio.