A diretora do AliExpress no Brasil, Briza Bueno, disse nesta quinta-feira (27) que o país é um dos mercados mais importantes para a varejista online chinesa, do grupo Alibaba (BABA34), estando entre os cinco principais dos mais de 200 países onde atuam.
Em entrevista coletiva, Bueno disse que, por esse motivo, o AliExpress tem feito iniciativas de forma intensa e coordenada, como, por exemplo, para o 11/11, evento que marca o Dia do Solteiro na China e que, neste ano, a varejista completa sua terceira campanha no Brasil sobre as ofertas na plataforma.
A data acontece no mesmo mês da Black Friday, período de descontos popular nos Estados Unidos e que foi incorporado pelo varejo brasileiro.
11/11 do AliExpress
O Dia do Solteiro começou a ser comemorada na China em 1993, com solteiros se autopresenteando e, em 2009, o grupo Alibaba passou a fazer do dia um grande evento de compras, oferencendo descontos.
Em 2021, o Alibaba vendeu US$ 84 bilhões na data, o número de usuários na plataforma cresceu 72% em relação a 2020 e os vendedores locais tiveram crescimento de 600% nas vendas.
Para este ano, a novidade é que as ofertas, que antes duravam 24 horas, se prolongarão por 11 dias, começando em 1° de novembro, para que mais pessoas possam participar.
Segundo a diretora do AliExpress no Brasil, os descontos podem chegar a 90%, podendo ser progressivos, além de possibilidades como cashback de até 5% e frete grátis.
Atualmente, a gigante chinesa conta com oito voos semanais para as entregas no Brasil. Para atender às demandas do período de ofertas em novembro, a empresa adicionará mais quatro. De acordo com Bueno, o aumento futuro de voos da empresa dependerá de resultados de vendas.
A diretora do AliExpress no Brasil informou que o prazo para a mercadoria chegar no Brasil é de sete dias depois que a compra é efetuada e, depois, o produto é destinado ao consumidor, por meio dos serviços dos Correios.
De olho nas marcas brasileiras
O AliExpress e a Cainiao, empresas do grupo Alibaba, desenvolveram uma solução logística em parceria com serviços digitais oferecido pela Infracommerce (IFCM3) para permitir que vendedores brasileiros tenham acesso a serviços de ponta a ponta para operar sua loja, o chamado full-commerce.
Segundo o AliExpress, a solução criada pelas três empresas permite que marcas brasileiras acessem condições especiais para integrar armazenamento, meios de pagamento, ferramentas de marketing e entregas em todo o território nacional. Usuários deste pacote de serviços terão tarifas de comissionamento a partir de 5% em suas vendas.
De acordo com Yusuf Ibili, diretor de operações do AliExpress no Brasil, a nova tecnologia atende às principais necessidades de vendedores nacionais para construir operações competitivas, como baixa comissão, frete previsível e excelência em logística e gestão de estoques.
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