Siga nossas redes

Negócios

Brasil muda regra sobre transgênicos para garantir importação de grãos dos EUA

Governo publicou nova resolução normativa que aprova sincronia de eventos transgênicos autorizados no Brasil e no exterior.

Milho
Lavoura de milho com irrigação 1/04/2018 REUTERS/Marcelo Rodrigues Teixeira

O governo brasileiro publicou nesta quinta-feira (17) a resolução normativa 32 que aprova sincronia de eventos transgênicos autorizados no Brasil e no exterior, trazendo segurança jurídica para o país importar soja e milho dos Estados Unidos em momento de alta nos custos de ração para a indústria de carnes.

A resolução do órgão de biossegurança CTNBio permite que um mesmo navio traga grãos com vários eventos transgênicos misturados, já aprovados no Brasil e em outro países.

“O que a nova publicação trouxe é a possibilidade de ter uma carga misturada com vários eventos… se todos estiverem aprovados no Brasil, o navio pode descarregar. Pela norma anterior, tinha que checar cada produto que estava no navio”, afirmou à Reuters Othon Abrahão, diretor de Biotecnologia da CropLife Brasil, que reúne empresas do setor de defensivos e de biotecnologia.

A medida foi saudada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa empresas de carnes suína e de aves, que sofrem com alta de custos da ração.

“A RN 32 tem, entre outros resultados, a viabilização da importação de grãos de polos extra-Mercosul, criando mais uma alternativa aos produtores de proteína animal do Brasil”, afirmou, citando que o setor produtivo enfrenta forte crise no acesso aos insumos básicos de produção (milho e soja), decorrente de altas históricas dos valores.

Os Estados Unidos, os maiores exportadores de milho do mundo e grandes fornecedores de soja, são considerados a origem mais provável de importação de grãos de fora do Mercosul.

Responsáveis por 70% da composição de custos de aves, suínos e ovos, o milho e a soja acumulam altas superiores a 100% e 60%, respectivamente, disse a ABPA.

O Brasil está iniciando a colheita da segunda safra de milho, a maior do país, o que pode fechar momentaneamente a janela de importações. Mas a medida da CTNBio garante acesso a outros mercados em momento de aperto.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.