As ações da Braskem (BRKM5) operam em forte alta, chegando a disparar mais de 9% no pregão desta sexta-feira (24) após Jean Paul Prates, presidente da Petrobras (PETR4 PETR3), afirmar em entrevista à Bloomberg News que avalia aumentar participação da estatal na petroquímica. Prates disse que vender suas ações ainda é uma opção, mas aumentar a participação também. “Podemos vender ou comprar.”
Segundo informações que constam no último formulário de referência da petroquímica, divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal detém 36,15% do total de papéis da Braskem – 47% em ações ordinárias e 21,9% em preferenciais.
Prates também mencionou que a companhia abandonou uma política “irracional” de vender ativos para levantar recursos.
A alta também vem depois do recuo de de 4,91% da ação no dia anterior, com o mercado repercutindo prejuízo líquido no quarto trimestre de 2022 acima da perda registrada um ano antes, em um resultado marcado por demanda e margens menores. A receita líquida caiu 33%. A Braskem estimou investimento menor em 2023 em estratégia de preservação de caixa em um ambiente de demanda pressionada.
Veja também
- Novo CEO da Braskem inicia reformulação da diretoria e indica novo CFO
- Na solução para Braskem, pressa fala mais alto e bancos já aceitam manter Novonor no negócio, dizem fontes
- Governo e bancos credores discutem criação de FIP para ações da Braskem
- Braskem tem terceiro Roberto em quatro anos e esfria chances de venda
- Novonor indica Roberto Paraiso Ramos como novo CEO da Braskem, diz petroquímica