Serão doadas cerca de 9,43 milhões de ações da classe B à Fundação Bill & Melinda Gates, conforme comunicado divulgado neste sábado (28). Outras 2,92 milhões de ações serão destinadas às fundações de seus filhos — Sherwood Foundation, Howard G. Buffett Foundation e NoVo Foundation — além da Susan Thompson Buffett Foundation, que leva o nome da falecida esposa do bilionário.
Aos 94 anos, Buffett criou o Giving Pledge em 2010, junto com Bill Gates e Melinda French Gates, com o objetivo de doar toda sua fortuna em vida ou após sua morte. Quatro anos antes, ele já havia iniciado doações expressivas à fundação dos Gates e às organizações ligadas à sua família.
“A matemática desses compromissos vitalícios com as cinco fundações é interessante”, disse Buffett. “Elas receberam ações da Berkshire no valor de aproximadamente US$ 60 bilhões, bem mais do que meu patrimônio total em 2006.”
No início de maio, Buffett anunciou que deixará o cargo de CEO da Berkshire Hathaway até o fim de 2025, passando o comando ao seu braço direito de longa data, Greg Abel. Ele reiterou que não venderá nenhuma ação da empresa, mas continuará doando gradualmente.
Atualmente, Buffett detém 198.117 ações da classe A e 1.144 da classe B da Berkshire.
“Não tenho dívidas e minhas ações da classe A valem cerca de US$ 145 bilhões — mais de 99% do meu patrimônio líquido”, afirmou. “Meu testamento prevê que cerca de 99,5% da minha herança será destinada à filantropia.”
© 2025 Bloomberg LP