As ações da Tesla reagiram em alta aos resultados surpreendentemente fortes e à previsão de um crescimento de até 30% nas vendas de veículos no ano que vem.
O pregão desta quinta-feira (24) em Nova York fechou com um salto de 22% nas ações da empresa, o maior ganho em um dia desde maio de 2013.
Os números do terceiro trimestre foram impulsionados pela virada do Cybertruck, que gerou lucro pela primeira vez. Custos de material mais baixos, negócios de energia em expansão e vendas de créditos regulatórios para montadoras que precisam de ajuda para cumprir os limites de emissões também contribuíram para o melhor resultado trimestral da Tesla em mais de um ano.
O CEO da empresa, Elon Musk, ofereceu uma perspectiva otimista para 2025, citando o lançamento de modelos mais acessíveis que a Tesla ainda não identificou. “Algo como 20% a 30% de crescimento no ano que vem é meu melhor palpite”, disse em um webcast.
As ações da Tesla avançavam quase de 15% no início do pregão de quinta-feira (24). Os papéis tinham queda 14% neste ano até o fechamento de quarta-feira (23) e mostravam baixas desde que Musk revelou protótipos de táxis e vans autônomos.
Musk aposta o futuro da Tesla na autonomia, tendo descartado planos para um novo veículo que seria mais barato que o sedã Model 3. Ao relatar um aumento na lucratividade e otimismo sobre o próximo ano, o CEO amenizou as preocupações de que o negócio principal da Tesla continuará caindo enquanto ele prioriza a busca por tecnologia de direção autônoma.
A Tesla registrou lucro ajustado de 72 centavos por ação, superando as estimativas dos analistas pela primeira vez em cinco trimestres. A margem bruta automotiva da empresa, excluindo créditos regulatórios, subiu para 17,1%, também excedendo as projeções.
“Os investidores que queriam algo hoje obtiveram lucro melhor do que o esperado e estimativa para o crescimento nas entregas”, disse Gene Munster, sócio-gerente da firma de investimento Deepwater Asset Management.
Estimativas
Garrett Nelson, analista da CFRA Research, disse que os investidores estabeleceram uma expectativa baixa para este trimestre e questionaram se a Tesla conseguiria sustentar o nível de lucratividade.
“As expectativas eram baixas em relação ao anúncio após quatro decepções consecutivas nos resultados financeiros e um Robotaxi Day que deixou os investidores com mais perguntas do que respostas”, disse Nelson em nota aos clientes.
Trump
Musk passou uma breve parte do webcast de quarta-feira discutindo o que ele poderia fazer em um segundo governo Trump.
Depois de pedir um processo de aprovação federal para veículos autônomos, o CEO da Tesla disse que “tentaria fazer isso acontecer” se fosse nomeado para uma função governamental que ele e Donald Trump primeiro discutiram em agosto. O bilionário apoiou o candidato republicano despejando US$ 75 milhões em um super comitê de ação política.
Veja também
- Chinesa SpaceSail fecha acordo com governo Lula e se prepara para competir com Starlink, de Elon Musk
- Trump escolhe crítico de Big Tech para presidir Comissão Federal de Comunicações
- Bitcoin renova fôlego e ultrapassa US$ 90 mil; Dogecoin engata alta com indicação de Musk
- Para melhorar eficiência do governo, Trump escolhe dois nomes: Elon Musk e Vivek Ramaswamy
- Ações da Tesla pegam carona em vitória de Trump e aceleram alta