A Skala e a Lola From Rio anunciaram uma fusão que criará um dos maiores grupos do setor de beleza do país. A gigante nasce com faturamento de aproximadamente R$ 2 bilhões, presença em 54% das casas brasileiros e exportação para 80 países.
O acordo foi estruturado pela empresa de private equity Advent, que não divulgou quanto está investindo na nova companhia. A Advent administra mais de US$ 91 bilhões globalmente e já investiu em mais de 90 empresas de consumo. De toda forma, o capital aplicado neste novo grupo virá do fundo de US$ 2 bilhões da Advent para a América Latina, o LAPEF VII.
A transação ainda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Os produtos da Skala e da Lola são tidos como complementares no ramo da beleza. Ambas ofercem produtos 100% veganos e, juntas, têm sete milhões de seguidores nas redes sociais.
As marcas continuam operando de forma independente — as empresas têm base no Rio de Janeiro, Uberaba (Minas Gerais) e São Paulo, e vão compartilhar infraestrutura de fabricação, redes de distribuição e investimentos em inovação.
“Estamos presente em 82 países, com presença relevante em vários mercados, como nos Estados Unidos onde Skala já é a 5a marca de creme de tratamento”, informou Luis Delfim, atual presidente da Skala e que assumirá como CEO do novo grupo. Pedro Taguchi, COO da Lola, continua à frente desta marca.
Skala
A Skala é uma das marcas mais vendidas do Brasil, com 18% de participação de mercado de produtos para cabelo. Só em cremes para tratamento capilar, a marca está em 76% dos pontos de venda do país.
Nos últimos oito anos, a empresa cresceu cerca de 30% ao ano. Só as exportações representam 20% do faturamento total, principalmente para os Estados Unidos.
O controle da Skala foi adquirido em 2024 pelo grupo de private equity Advent International.
A Skala anunciou recentemente um investimento de R$ 150 milhões para construir uma nova fábrica em Uberaba e um centro de distribuição no Nordeste. Em maio, a empresa também inaugurou seu terceiro centro de distribuição — no estado americano do Texas — para atender clientes dos EUA.
Lola
A Lola From Rio foi fundada em 2011 e é uma das primeiras marcas de beleza veganas do Brasil. A Lola aumentou a receita em mais de seis vezes nos últimos seis anos. Seu principal canal de vendas é o e-commerce, além de lojas de departamento, farmácias e lojas de beleza.
A Lola também está inaugurando um novo centro de distribuição este ano em São Paulo. A marca também terá acesso aos canais de distribuição internacionais da Skala.
Conselho de administração
O conselho de administração do novo grupo tem nomes de peso.
Além dos fundadores da Lola (Dione Vasconcellos, Jaqueline Vasconcellos e Milton Taguchi), vão integrar o conselho o ex-CEO da Skala Antonio Sousa; Alberto Carvalho (ex-CEO da Procter & Gamble Brasil e da Gilette nos Estados Unidos), Andrea Mota (ex-diretora executiva do Boticário) e representantes da Advent.
Advent
Em dezembro de 2024, a Advent tinha US$ 91 bilhões em ativos sob gestão, o que a coloca entre as maiores empresas de private equity do mundo.
São 16 escritórios em 44 países, que concentram 430 investimentos e 660 funcionários. A empresa tem foco em 5 setores: serviços empresariais e financeiros, consumo, saúde, industrial e tecnologia.