Uma das festas mais lucrativas do país, o Carnaval pode movimentar R$ 9 bilhões em 2024 – 10% a mais que ano anterior, prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De olho no potencial de exposição durante a folia, grandes marcas têm investido pesado em publicidade e patrocínio a grandes eventos – de blocos de rua aos desfiles nos sambódromos e seus badalados camarotes.
A Ambev é a patrocinadora oficial nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, o que garante à marca exclusividade na venda de bebidas do grupo nas ruas dessas cidades. Segundo as respectivas prefeituras, a empresa investiu pelo menos R$ 90,6 milhões.
Já os blocos de rua, tão dependentes de patrocínio dado o alto custo com segurança e estrutura de som, terão como parceiras marcas como Brahma, Stanley, Converse, Vivo, Stellantis, iFood, Ello, Amstel, entre outras. Mas apenas os grandes atraem atenção das companhias de peso.
Um exemplo é o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de Carnaval do mundo, na capital pernambucana. O bloco conta com os patrocínios de Brahma, Jeep, Bradesco, Sorriso, Tetra Park, Burger King, Assaí, Coral, além da Esportes da Sorte como patrocinadora oficial.
São Paulo: a nova capital do Carnaval de rua
O estado de São Paulo deve ser o campeão de faturamento durante a festividade, segundo a CNC, já que a expectativa é de que arrecade R$ 16,3 bilhões, seguido por Rio de Janeiro (R$ 5,3 bilhões), Minas Gerais (R$ 5,2 bilhões) Bahia e Rio Grande do Sul (R$ 2,7 bilhões cada).
São esperados mais de 15 milhões de foliões nos mais de 536 desfiles pelas ruas de São Paulo (16% a mais do que no ano passado).
Apesar do número de blocos confirmados ser recorde, 129 cancelaram a participação este ano. Blocos menores acabam não atraindo o interesse das marcas em patrocinar, já que são os grandes onde estão os olhares. Logo, não são todos que tem bolso pra colocar uma estrutura na rua.
A maior capital do país – e do Carnaval de rua em número de foliões e blocos – terá a Ambev como patrocinadora master, uma vez que o grupo cervejeiro venceu pelo terceiro ano consecutivo a licitação ao oferecer um lance de R$ 26,6 milhões no pregão da prefeitura. Os valores servem para cobrir os custos da administração municipal com o evento, e não dos blocos, já que o patrocínio é individual.
Ainda assim, a Ambev terá direito a divulgar até 10 marcas e produtos na festa. Brahma, Beats, Guaraná Antarctica, Zé Delivery e Ambev estão entre elas. Já Spaten, Corona e Stella Artois estão sendo vendidas em isopores e pontos de venda.
A holding informou que fará também ativações de marketing em festas privadas além de patrocinar cerca de 150 blocos espalhados pelo Brasil.
“Nosso objetivo é que, seja no sambódromo, nas ruas, em casa ou no pós-folia, cada brasileiro tenha uma Ambev para chamar de sua”.
As projeções de vendas da holding para o Carnaval de 2024 não foram informadas, porém, são eventos grandes como este, assim como Copa do Mundo e festas de final do ano, que impulsionam as receitas, segundo a companhia.
O grupo cervejeiro tem ações de marketing por todo o Brasil neste Carnaval, a exemplo da sua marca Beats que tem como embaixadores Anitta e Pedro Sampaio. “Marcamos presença nos famosos “Ensaios da Anitta”, que, além de Beats Tropical, conta com os nossos bebedouros, para os foliões e foliãs”.
Já através da marca Guaraná foram fechadas parcerias com mais de quinze blocos e camarotes.
Com a Brahma, patrocinadora oficial dos carnavais de rua de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, a Ambev estará presente camarotes mais tradicionais do Brasil: o Camarote Brahma Nº1, no Rio; Camarote Bar Brahma, em São Paulo e Camarote Brahma em Salvador.
Nestes espaços há geralmente shows nacionais e internacionais, open bar, buffets assinados por chefs renomados, espaços de beleza e spa.
Este ano, os preços para acesso aos camarotes paulistanos variam entre R$ 245 até R$ 4 mil – por dia e por pessoa. Mas no Rio e em Salvador, os valores para acessar tais espaços são ainda maiores, podendo chegar a R$ 7 mil.
Mas para além da gigante cervejeira, grandes empresas também patrocinam a festividade pelo Brasil, como a galera.bet, casa de apostas que já foi parceira comercial da Seleção Brasileira de Futebol. A empresa será a patrocinadora oficial do Sambódromo do Anhembi por quatro anos a contar de 2024.
Rio de Janeiro: 8 marcas no meio da folia
Já na capital fluminense, o patrocínio do Carnaval de rua em 2024 junto à prefeitura está fechado desde agosto, no valor de R$ 38 milhões por ano, até 2026. A Dream Factory, intermediadora que venceu a licitação, confirmou que fechou contrato com oito marcas para a folia: Brahma, Zé Delivery, Beats, Guaraná Antarctica, Mercado Pago, iFood, 99 Moto e PixBet.
Além da contratação das marcas, o grupo também é encarregado por fornecer outros serviços aos foliões, como banheiros químicos, postos médicos, canteiros nos trajetos dos blocos, entre outros.
Segundo o VP de Marketing & Negócios da empresa, Cláudio Romano, o investimento privado originado dos patrocínios é fundamental para proporcionar conforto e segurança não apenas para os foliões, como turistas, moradores e inclusive aqueles que não curtem Carnaval, mas que contam com a infraestrutura da Riotur, operacionalizada pela Dream Factory.
O valor investido pelas empresas não foi divulgado “por respeito à confidenciabilidade do contrato com as marcas”.
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