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De ruas a camarotes, grandes marcas dominam patrocínio do Carnaval em 2024

Uma das festas mais lucrativas do país, o Carnaval pode movimentar R$ 9 bilhões em 2024 – 10% a mais que ano anterior, prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De olho no potencial de exposição durante a folia, grandes marcas têm investido pesado em publicidade e patrocínio a grandes eventos – de blocos de rua aos desfiles nos sambódromos e seus badalados camarotes.

A Ambev é a patrocinadora oficial nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, o que garante à marca exclusividade na venda de bebidas do grupo nas ruas dessas cidades. Segundo as respectivas prefeituras, a empresa investiu pelo menos R$ 90,6 milhões.

Já os blocos de rua, tão dependentes de patrocínio dado o alto custo com segurança e estrutura de som, terão como parceiras marcas como Brahma, Stanley, Converse, Vivo, Stellantis, iFood, Ello, Amstel, entre outras. Mas apenas os grandes atraem atenção das companhias de peso.

Um exemplo é o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de Carnaval do mundo, na capital pernambucana. O bloco conta com os patrocínios de Brahma, Jeep, Bradesco, Sorriso, Tetra Park, Burger King, Assaí, Coral, além da Esportes da Sorte como patrocinadora oficial.

São Paulo: a nova capital do Carnaval de rua

O estado de São Paulo deve ser o campeão de faturamento durante a festividade, segundo a CNC, já que a expectativa é de que arrecade R$ 16,3 bilhões, seguido por Rio de Janeiro (R$ 5,3 bilhões), Minas Gerais (R$ 5,2 bilhões) Bahia e Rio Grande do Sul (R$ 2,7 bilhões cada).

São esperados mais de 15 milhões de foliões nos mais de 536 desfiles pelas ruas de São Paulo (16% a mais do que no ano passado).

Apesar do número de blocos confirmados ser recorde, 129 cancelaram a participação este ano. Blocos menores acabam não atraindo o interesse das marcas em patrocinar, já que são os grandes onde estão os olhares. Logo, não são todos que tem bolso pra colocar uma estrutura na rua.

Bloco Maluco Beleza Foto: EDSON LOPES JR./SECOM

A maior capital do país – e do Carnaval de rua em número de foliões e blocos – terá a Ambev como patrocinadora master, uma vez que o grupo cervejeiro venceu pelo terceiro ano consecutivo a licitação ao oferecer um lance de R$ 26,6 milhões no pregão da prefeitura. Os valores servem para cobrir os custos da administração municipal com o evento, e não dos blocos, já que o patrocínio é individual.

Ainda assim, a Ambev terá direito a divulgar até 10 marcas e produtos na festa. Brahma, Beats, Guaraná Antarctica, Zé Delivery e Ambev estão entre elas. Já Spaten, Corona e Stella Artois estão sendo vendidas em isopores e pontos de venda.

A holding informou que fará também ativações de marketing em festas privadas além de patrocinar cerca de 150 blocos espalhados pelo Brasil.

“Nosso objetivo é que, seja no sambódromo, nas ruas, em casa ou no pós-folia, cada brasileiro tenha uma Ambev para chamar de sua”.

As projeções de vendas da holding para o Carnaval de 2024 não foram informadas, porém, são eventos grandes como este, assim como Copa do Mundo e festas de final do ano, que impulsionam as receitas, segundo a companhia.

O grupo cervejeiro tem ações de marketing por todo o Brasil neste Carnaval, a exemplo da sua marca Beats que tem como embaixadores Anitta e Pedro Sampaio. “Marcamos presença nos famosos “Ensaios da Anitta”, que, além de Beats Tropical, conta com os nossos bebedouros, para os foliões e foliãs”.

Ensaios da Anitta | Foto: Instagram Anitta

Já através da marca Guaraná foram fechadas parcerias com mais de quinze blocos e camarotes.

Com a Brahma, patrocinadora oficial dos carnavais de rua de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, a Ambev estará presente camarotes mais tradicionais do Brasil: o Camarote Brahma Nº1, no Rio; Camarote Bar Brahma, em São Paulo e Camarote Brahma em Salvador. 

Nestes espaços há geralmente shows nacionais e internacionais, open bar, buffets assinados por chefs renomados, espaços de beleza e spa.

Este ano, os preços para acesso aos camarotes paulistanos variam entre R$ 245 até R$ 4 mil – por dia e por pessoa. Mas no Rio e em Salvador, os valores para acessar tais espaços são ainda maiores, podendo chegar a R$ 7 mil.

Mas para além da gigante cervejeira, grandes empresas também patrocinam a festividade pelo Brasil, como a galera.bet, casa de apostas que já foi parceira comercial da Seleção Brasileira de Futebol.  A empresa será a patrocinadora oficial do Sambódromo do Anhembi por quatro anos a contar de 2024.

Rio de Janeiro: 8 marcas no meio da folia

Já na capital fluminense, o patrocínio do Carnaval de rua em 2024 junto à prefeitura está fechado desde agosto, no valor de R$ 38 milhões por ano, até 2026. A Dream Factory, intermediadora que venceu a licitação, confirmou que fechou contrato com oito marcas para a folia: Brahma, Zé Delivery, Beats, Guaraná Antarctica, Mercado Pago, iFood, ⁠99 Moto e PixBet.

Além da contratação das marcas, o grupo também é encarregado por fornecer outros serviços aos foliões, como banheiros químicos, postos médicos, canteiros nos trajetos dos blocos, entre outros.

Adobe Stock

Segundo o VP de Marketing & Negócios da empresa, Cláudio Romano, o investimento privado originado dos patrocínios é fundamental para proporcionar conforto e segurança não apenas para os foliões, como turistas, moradores e inclusive aqueles que não curtem Carnaval, mas que contam com a infraestrutura da Riotur, operacionalizada pela Dream Factory. 

O valor investido pelas empresas não foi divulgado “por respeito à confidenciabilidade do contrato com as marcas”.

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