A OpenAI planeja anunciar seu produto de pesquisa alimentado por inteligência artificial na segunda-feira (13), disseram duas fontes com conhecimento do assunto, elevando as apostas em sua competição com o rei das buscas, o Google.
Ainda que sujeita a mudanças, a data do anúncio ainda não havia sido relatada. A Bloomberg e o Information publicaram que a OpenAI, apoiada pela Microsoft, está trabalhando em um produto de pesquisa para potencialmente competir com o Google, da Alphabet , e com o Perplexity, startup de buscas de IA bem financiada.
A OpenAI preferiu não comentar.
O anúncio pode ter sido planejado para a véspera do começo da conferência anual I/O do Google, na terça-feira (14), na qual a gigante de tecnologia deve apresentar uma série de produtos relacionados à inteligência artificial.
O produto de busca da OpenAI é uma extensão do seu carro-chefe ChatGPT e permite que o ChatGPT puxe informações diretamente da internet e inclua citações, segundo a Bloomberg. O ChatGPT é o produto de chatbot da OpenAI que usa modelos de ponta de inteligência artificial da empresa para gerar respostas semelhantes às humanas a comandos de texto.
Observadores da indústria dizem há muito tempo que o ChatGPT é uma alternativa para reunir informações on-line, embora tenha tido dificuldades para fornecer informações precisas e em tempo real da internet. A OpenAI havia oferecido uma integração com o Bing, da Microsoft, para assinantes pagos. Enquanto isso, o Google anunciou recursos de IA generativa para o seu próprio mecanismo de busca homônimo.
A startup Perplexity, com avaliação de 1 bilhão de dólares, foi fundada por um antigo pesquisador da OpenAI e ganhou tração fornecendo uma interface de busca nativa de IA que mostra citações e imagens em resultados, além de textos em suas respostas. Tem 10 milhões de usuários ativos, segundo publicação de blog da startup em janeiro .
(Reportagem de Anna Tong em São Francisco)
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