A Eneva (ENEV3) informou ao mercado que alterou sua estrutura da diretoria-executiva e apresentou sua nova estrutura organizacional a partir de 1º de janeiro.
De acordo com comunicado da companhia, a alteração reflete a reorganização da Diretoria de Operações, até então liderada por Lino Cançado, que será dividida em três diretorias-executivas, que serão comandadas por profissionais que já atuam na empresa.
Fausto Caretta foi escolhido para a diretoria-executiva de Exploração, Desenvolvimento e Construção, que será responsável pelo planejamento e execução do CAPEX dos projetos de crescimento orgânico da companhia. Com mais de 26 anos de experiência, ele é engenheiro mecânico formado pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires, com Especialização em Programas de Desenvolvimento em Gestão pela Schlumberger.
Ricardo Pascotto vai assumir a diretoria-executiva de operação e manutenção dos ativos R2W e SSLNG, que será responsável pelas atividades no Complexo Parnaíba, no Complexo Azulão, incluindo a UTE Jaguatirica em Roraima, e pela nova linha de negócios da Eneva de venda de GNL em pequena escala. Com mais de 30 anos de experiência em multinacionais, ele também é engenheiro mecânico formado pelo UNESP, com diversos cursos e MBA em Marketing de Serviços pela ESPM, e Especialização em Gerenciamento de Empreendimentos pela FGV e em Gerenciamento de Construção, Operação e Manutenção de Usinas Termoelétricas pela USP.
Vilmar Carneiro assume a diretoria-executiva de Operação e Manutenção de Ativos de Geração, que será responsável pelas termoelétricas a carvão, pelas termoelétricas a gás que não utilizam gás próprio, ou seja, UTE Sergipe I e UTE Fortaleza, e pela usina solar fotovoltaica Futura 1. Com quase 40 anos de experiência, Vilmar é engenheiro eletricista formado pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e especialização em Engenharia de Petróleo pela Petrobrás.
Adicionalmente, foi criada uma diretoria exclusiva para a área de Recursos Humanos, sendo eleito para o cargo de diretor-executivo Ricardo Matheus Santos, que tomará posse em 1º de fevereiro de 2023.
As mudanças foram realizadas em assembleia da companhia em 19 de dezembro.