A gestora Pátria Investimentos iniciou a operação da Usina Solar Sol do Sertão, em Oliveira dos Brejinhos (BA), de capacidade de 475 MWp, a 485 km de Salvador, com investimentos de R$ 1,4 bilhão, conforme comunicado à imprensa nesta quinta-feira.
O projeto pertence à Essentia Energia, empresa do Pátria Investimentos que atua na área de geração e comercialização de energia renovável, com foco nas matrizes solar e eólica.
A Pátria pontuou que a nova usina torna-se o segundo maior parque de energia solar em operação no Brasil, com estimativa para atender cerca de 580 mil residências e evitar a emissão de aproximadamente 465 mil toneladas de CO2 por ano.
Instalada em uma área de mais de 1 mil hectares, incluindo reservas, a usina conta com mais de 1 milhão de painéis solares bifaciais, 9 mil trackers (ou rastreadores solares) e 122 inversores.
Em nota, o sócio do Pátria e presidente do Conselho de Administração da Essentia, Marcelo Souza, apontou que o setor de energias renováveis é uma área estratégica para a gestora, na qual ela já investe há mais de 15 anos “e que certamente continuará a ser a mais relevante na expansão da matriz de geração do país”.
A Essencia tem ainda o projeto do Parque Eólico Ventos de São Vitor, de capacidade de 465 MW, em implantação em Xique-Xique, na Bahia, que deverá ser finalizado no quarto trimestre de 2022. Além disso, está desenvolvendo um pipeline robusto de projetos eólicos e solares, em busca de aumentar a presença no setor de geração renovável.
Veja também
- Livro ensina a melhorar seu estilo de vida e ser um líder de sucesso
- Bons dividendos e ações de crescimento: como unir na carteira?
- Balanços do 3º trimestre: mercado espera números fortes de bancos e petroleiras
- Auxílio Brasil de R$ 400: entenda a reação da bolsa de valores