O governo Trump concederá à Constellation Energy um empréstimo federal de US$ 1 bilhão para reativar a usina nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia, que passou por um acidente em 1979.

O secretário de Energia, Chris Wright, disse na terça-feira que a retomada das operações ajudará a reduzir os preços de eletricidade e que o governo atuará para colocar mais geração nuclear em operação.

“Queremos adicionar o máximo possível de eletricidade confiável à rede para conter esses aumentos de preços”, afirmou, acrescentando que iniciativas desse tipo ajudarão a “repatriar a manufatura em nosso país”.

Microsoft

A Constellation anunciou no ano passado que reativaria o local de Three Mile Island — palco do pior acidente nuclear da história dos EUA — para gerar eletricidade destinada à Microsoft, que precisa de mais energia para sustentar seus negócios de inteligência artificial.

O acordo prevê que a Constellation recoloque em operação o reator não danificado da usina, que se tornou caro demais para operar e foi fechado em 2019. A energia gerada será vendida à Microsoft em um contrato de 20 anos. A indústria de tecnologia tem uma demanda praticamente insaciável por energia 24 horas por dia para alimentar centros de dados de IA.

O governo Trump é um forte defensor da energia nuclear e prometeu quadruplicar a geração nuclear dos EUA até 2050. O plano envolve reativar reatores existentes e desenvolver 10 novas unidades de grande escala, elevando a capacidade nuclear dos atuais 100 gigawatts para 400 gigawatts.

Os EUA adicionaram apenas três novos grandes reatores desde a década de 1990. Os mais recentes atrasaram anos e ficaram acima do orçamento. Anos de demanda estagnada por energia no país criaram uma disputa intensa por participação de mercado, e as usinas nucleares enfrentaram dificuldades para competir com muitos projetos de energia renovável e termelétricas a gás natural, que aproveitaram o combustível barato do boom do xisto.

A percepção sobre energia nuclear mudou após a invasão da Ucrânia pela Rússia e a subsequente crise energética na Europa, impulsionada por sanções a combustíveis russos como o gás natural. Países como França, Japão e Reino Unido também buscam ampliar a energia nuclear em suas redes.

Wright afirmou que Three Mile Island adicionará cerca de 800 megawatts de geração elétrica à rede. A Constellation disse que gastará cerca de US$ 1,6 bilhão para reativar a usina em 2027.

A usina tinha dois reatores: um foi permanentemente fechado após o acidente, enquanto o segundo foi desligado em 2019. É esse segundo reator que a Constellation pretende religar.

A empresa renomeou o local para Crane Clean Energy Center. Segundo a Constellation, sob a administração Trump foi possível “acelerar enormemente essa reativação sem comprometer qualidade ou segurança. É um ótimo exemplo de como políticas energéticas America First criam empregos, crescimento e oportunidades, além de tornar a rede mais confiável”.

A Comissão Reguladora Nuclear agora tem um foco maior em menos burocracia e mais segurança, disse Wright. “Com a nova geração de reatores, isso é ainda mais fácil”, afirmou.

Escreva para Costas Paris em costas.paris@wsj.com